05 JUN 2019
GOVERNO
Videomonitoramento começa a ser implantado com instalação de postes para câmeras

O sistema de videomonitoramento da Estância Turística de Olímpia começa a ganhar forma. Considerado um dos principais projetos da gestão do prefeito Fernando Cunha, para a segurança pública, a empresa responsável pela implantação deu início, nesta semana, à instalação dos postes que servirão de suporte para as câmeras de vídeo.

No total, serão instalados 52 postes em diversos pontos da cidade. Os serviços estão sendo executados pela Rio Preto Fibra Óptica Ltda. – EPP, de São José do Rio Preto, vencedora da licitação.

Segundo a empresa, a previsão é de que a instalação dos postes seja concluída em duas semanas. Esta é a primeira etapa do processo que, na sequência, prosseguirá com estruturação da parte elétrica para que os postes recebam as câmeras.

Mais de 150 equipamentos integrarão o sistema de videomonitoramento do município. As câmeras, software de monitoramento, servidores, monitores e outros aparelhos necessários para o funcionamento e manutenção do sistema já foram entregues. A central de monitoramento, de onde serão gerenciadas todas as imagens, também está em fase de finalização.

O sistema contará com câmeras de alta resolução com zoom óptico e recurso para visão noturna, permitindo a aproximação dos vídeos e a identificação de situações e pessoas com qualidade, mesmo durante a noite. O valor do investimento será de R$ 1.250.000,00 em recursos próprios, obtidos por meio de financiamento.

Os equipamentos estão sendo instalados em locais estratégicos como as vias de acesso e entradas da cidade, ruas centrais e ruas e avenidas de grande fluxo de alguns bairros. O trabalho de acompanhamento contará ainda com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que já está em processo de contratação do efetivo. Os projetos de melhoria da segurança pública têm contado com o auxílio do vereador e ex-delegado, Dr. Hélio Lisse Júnior.

O sistema de videomonitoramento auxiliará na vigilância do município, com monitoramento 24 horas, fornecendo dados qualificados para resoluções de crimes e ocorrências. As filmagens serão disponibilizadas em tempo real e armazenadas eletronicamente, facilitando o acesso e a agilidade no atendimento e tomada de decisões.

"A segurança pública é fundamental para a qualidade de vida da população e nossa administração, desde o início, tem fortalecido parcerias e buscado investimentos para a área. Temos contado com grande apoio das Polícias Civil e Militar e este trabalho em conjunto tem refletido nos baixos índices de criminalidade registrados na cidade, que, inclusive, foi considerada, recentemente, o 5º município mais seguro do Estado. Queremos manter este patamar e, para isso, continuaremos investindo em ações para garantir a tranquilidade da população”, ressalta o prefeito Fernando Cunha.