28 JUN 2019
Prefeito acompanha andamento de obras estruturais de melhoria na Santa Casa

O único hospital que atende a população da Estância Turística de Olímpia e a microrregião está recebendo diversos investimentos para melhorar a estrutura e as condições de atendimento. As ações são fruto da união de esforços da instituição em conjunto com Prefeitura, Câmara Municipal e iniciativa privada.

Para acompanhar o andamento das obras, o prefeito Fernando Cunha esteve na Santa Casa, nesta quinta-feira (27), e visitou os espaços em reforma. A visita foi acompanhada pelo provedor do hospital, Luiz Alberto Zacarelli, membros da diretoria e pelo vice-prefeito, Dr. Fábio Martinez, que é médico e diretor técnico da Santa Casa.

“Desde quando nós chegamos na Prefeitura, nós traçamos um plano de melhorias para a Santa Casa, que esperamos concluir em um prazo menor possível para que Olímpia tenha um hospital no nível de qualidade dos grandes centros hospitalares de nossa região”, ressaltou o prefeito.

A vistoria teve início pelo centro cirúrgico, que está sendo totalmente reformado depois de mais de 40 anos em funcionamento. As obras visam modernizar as instalações e oferecer uma estrutura mais adequada, aumentando ainda a capacidade de atendimento. A reforma contempla a separação das alas, organizando o ambiente e diminuindo o risco de infecções, além da aquisição de novos equipamentos.

Na sequência, a comitiva passou pelos quartos e pela enfermaria que será transferida para o terceiro andar do prédio. O espaço do último andar está sendo reformado para abrigar a nova enfermaria do SUS com capacidade para atender mais de 20 leitos para pacientes e acompanhantes. O local está recebendo nova infraestrutura elétrica, hidráulica, aparelhos de ar-condicionado, mais 50 camas, novos televisores e pintura.

Já o ambiente que abriga a atua enfermaria será um pronto-socorro para atendimentos de urgência e emergência com equipes de plantonistas 24 horas. A medida irá agilizar o atendimento, além de desafogar o fluxo de pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tornando mais eficiente o serviço público de saúde.

A visita ainda se estendeu pela sala onde será instalado um Centro de Hemodiálise. Compromisso de gestão do prefeito Fernando Cunha, a implantação irá beneficiar centenas de pacientes que se desgastam em deslocamentos cotidianos para municípios da região para fazer o tratamento. O serviço será implementado pela iniciativa privada e a manutenção custeada pela Prefeitura. A previsão é de que o centro esteja funcionamento até o final de março do próximo ano.

“Depois de décadas, a Santa Casa de Olímpia vai alcançar o nível que a população de Olímpia gostaria de ter e merece ter. Não temos medido esforços para disponibilizar recursos do município e também buscar apoio para as obras de melhoria. Estamos aqui junto com a diretoria do hospital, com o apoio dos vereadores, que têm feito economias na Câmara Municipal para transferir recursos, e com a sociedade em geral, todos trabalhando para ajudar a nossa Santa Casa”, acrescentou o prefeito.