19 JUL 2019
Mais duas “lombofaixas” são instaladas para melhorar segurança de pedestres

Dando continuidade ao projeto de melhoria da segurança viária da Estância Turística de Olímpia, mais duas “lombofaixas” acabam de ser instaladas no município. As faixas elevadas para travessia de pedestres foram implantadas na Avenida Dr. Waldemar Lopes Ferraz, no trecho entre a Av. dos Olimpienses e a Rua Washington Luiz, em frente à Unidade de Pronto Atendimento.

A obra faz parte do convênio do município com o Detran-SP, por meio do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, correspondendo à segunda fase do acordo. A primeira fase consistiu na instalação de conjuntos de semáforos em oito cruzamentos de grande fluxo da cidade, executada no ano passado. O convênio ainda contempla uma terceira fase de Campanha Educacional de Trânsito, que também já foi promovida.

O serviço de lombofaixas foi realizado pela empresa Olívio & Aguillar Ltda. – EPP, com investimento de cerca de R$ 30 mil, provenientes do convênio. Com essa, o município passa a ter três pontos com faixas elevadas, uma vez que, recentemente, a Prodem já havia feito, com recursos próprios, uma lombofaixa de teste, em frente à EMEB Professora Therezinha Lopes de Melo Vicente, na Cohab II.

Segundo a secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, os equipamentos seguem as normas estabelecidas pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito e visam melhorar as condições de acessibilidade e segurança dos pedestres, facilitando ainda a travessia de deficientes físicos e visuais, já que amplia a sinalização e a visibilidade e gera a redução da velocidade de veículos.

O convênio corresponde a um recurso total de cerca de R$ 550 mil, no entanto, como as licitações ficaram com valores abaixo, a divisão de Captação de Recursos da secretaria de Gestão e Planejamento está analisando com o Estado a possibilidade de reprogramar a diferença do montante para aplicar em outras obras de segurança viária do município.

A intenção é de que o recurso seja investido na implantação de mais lombofaixas, em outros pontos da cidade, principalmente, em áreas de grande fluxo como nas proximidades de Unidades de Saúde e escolas. O estudo dos locais já está sendo elaborado pela Prodem, a pedido do Prefeito Fernando Cunha.