A Estância Turística de Olímpia foi uma das cidades que marcaram presença no 6º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista (CIENP), realizado entre os dias 17 e 19 de julho, em Votuporanga. Com o tema “Competências Socioemocionais e os Processos Educativos para o Século XXI”, o evento contou com palestras, oficinas, mesas redondas e minicursos com o propósito de discutir melhorias na qualidade do ensino dos municípios.
Entre os palestrantes estiveram grandes e renomados nomes da pesquisa em Educação como Leandro Karnal, Nino Paixão, Fernando Moraes e Luciana Brites, além de outros grandes nomes da Educação, que conduziram as demais atividades. Ao todo, o evento, considerado um dos maiores do Brasil no âmbito da Educação, reuniu mais de 2.200 profissionais de toda a região.
Olímpia esteve representada pela secretária de Educação, Maristela Meniti, além de supervisoras de ensino, coordenadoras técnico pedagógicas, professoras, diretoras de escolas, entre outros servidores municipais.
O CIENP, idealizado pelo ADE Noroeste Paulista, é organizado em parceria com a Unifev, o IFSP de Votuporanga e a AMA - Associação dos Municípios da Araraquarense, com o apoio de diversos parceiros.
Diversos temas foram abordados como a aplicação do Plano Municipal de Educação, crianças superdotadas, educação empreendedora na sala de aula, o uso das tecnologias no ensino da leitura e da redação e valores humanos na educação básica.
ADE Noroeste Paulista
O Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo é integrado por municípios com características sociais e econômicas semelhantes, dentro de uma determinada região, com o interesse de abordar soluções em grupo, trabalhar em rede, trocar experiências sobre questões educacionais e fomentar a cooperação entre os municípios para a implementação das ações do PAR (Plano de Ação Articulada), estabelecendo uma colaboração horizontal e intermunicipal, e uma colaboração vertical entre os entes federados, com o propósito de elevar qualitativamente a Educação num território regional, com o apoio das instituições parceiras.