23 JUL 2019
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Ritmo do Pará será representado por cinco grupos no Festival do Folclore de Olímpia
Trilhas da Amazônia

O Pará, um dos Estados de maior tradição no Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia, estará presente nesta edição da festa com cinco grupos, sendo dois deles inéditos. As cores e o ritmo paraense serão interpretadas na Capital Nacional do Folclore, por cerca de 200 artistas.

O público do Fefol poderá ver as manifestações culturais dos já conhecidos grupos de Belém: Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, Cia de Danças Folclóricas Trilhas da Amazônia e Associação Folclórica Paramazon, além dos inéditos: Grupo de Manifestações Parafolclóricas Parananim, de Ananindeua, e Grupo de Cultura Popular Raízes Parauara, de Paraupebas.

A HISTÓRIA

Grupo Parafolclórico Frutos do Pará foi fundado em julho de 1992, a partir de uma conversa entre integrantes do Pássaro Junino Tucano, manifestação folclórica paraense típica da quadra junina, caracterizada por ser um teatro popular. Apresentam em seus shows danças típicas e folclóricas que mostram a diversidade dos costumes de vários municípios paraenses, com suas danças características, como o Lundu e a dança dos Vaqueiros, típicas da Ilha do Marajó. Outra dança que faz parte do repertório do grupo é a Marujada, que se divide em Chorado, Retumbão, Mazurca, Valsa, Xote, Contra-Dança e Roda.

Cia de Danças Folclóricas Trilhas da Amazônia, por sua vez, foi criada em 2002, por jovens do distrito de Coaraci, em Belém, com o objetivo de divulgar e valorizar a cultura popular da região Amazônica através da música e da dança de projeção folclórica. O principal ritmo apresentado por eles é o Carimbó, mas a Cia traz também outras danças tradicionais da região amazônica como o Maçariquinho, o Siriá, a Taieira, a Desfeiteira e a Marujada. O repertório de espetáculos do grupo é focado no cotidiano do caboclo amazônico em suas tradições, mitos e crenças, com destaque para as lendas da região como a do Boto, da Vitória Régia, da Matinta Perera e da Iara. A Cia já participou de vários festivais nacionais e internacionais de folclore, entre eles o de Olímpia. Eles também participaram do desfile das escolas de samba de São Paulo, em 2016, na homenagem feita pela escola X9 à cidade de Belém e ao açaí, fruta típica do Pará.

Já a Associação Folclórica Paramazon foi fundada em 22 de agosto de 1992. Surgiu através da agremiação carnavalesca Raízes da Terra. Tem como objetivo levar a cultura a todas as camadas sociais, independentemente de cor, raça, ideologias e religião, mostrando em seus espetáculos, a dança, o teatro e as verdadeiras músicas da cultura do Estado do Pará. Hoje, o Paramazon conta com 40 participantes, sendo músicos, dançarinos, diretores e apoio, todos remanescentes de outros grupos e/ou dos bairros da cidade.

OS INÉDITOS

Parananim, grupo, nascido no município de Ananindeua, resgata os valores das músicas e das danças oriundas do solo paraense. Nos 21 anos de existência, o grupo tem se notabilizado por suas performances, apresentando-se geralmente em festivais, escolas públicas e particulares, conferências, seminários e demais eventos de caráter social. Todas as apresentações partem de trabalho de pesquisa desenvolvido na perspectiva da incorporação das mais variadas manifestações populares. No repertório, o público vai poder dançar e conhecer um pouco mais sobre o Xote Bragantino, o Retumbão, Siriá, Lundun e, claro, o carimbó.

Grupo de Cultura Popular Raízes Parauara foi fundado em 20 de novembro de 2013. Funciona como Ponto de Cultura no município de Parauapebas. Trabalha com as manifestações e tradições da cultura popular, dentre elas a expressão máxima da cultura paraense: o Carimbó, patrimônio cultural imaterial do Brasil. Nesse sentido, proporciona ações de salvaguarda do patrimônio material e imaterial do povo paraense - amazônico – brasileiro.