25 JUL 2019
NOTÍCIA
Olímpia alerta importância de biometria para evitar cancelamento do título de eleitor

Até o dia 19 de dezembro, os eleitores da Estância Turística de Olímpia deverão fazer o cadastramento biométrico no Cartório Eleitoral do município. Mais de 17 mil eleitores ainda não realizaram o cadastro e poderão ter o título cancelado. Isso porque, para a próxima eleição, a biometria será obrigatória.

Olímpia tem atualmente 40.831 eleitores e somente 57%, ou seja, 23.201 fizeram o cadastro obrigatório. Com o título cancelado, o eleitor não poderá obter empréstimos em bancos públicos, renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino, fazer inscrição em concursos públicos, obter passaporte, entre outras penalizações.

Para fazer a biometria, basta agendar o atendimento no site www.tre-sp.jus.br ou ir até o Cartório Eleitoral com o título de eleitor, documento de identificação com foto e comprovante de residência emitido nos últimos três meses. Devem ser apresentados os documentos originais. O Cartório Eleitoral em Olímpia fica na Rua Dr. Antônio Olímpio, 902, no Centro.

Além do Cartório Eleitoral, um posto de atendimento itinerante está montado no Iquegami, do bairro Harmonia. O posto funciona até o dia 30 de agosto, das 12h às 17h, de segunda a sexta-feira. O Iquegami Supermercados fica na Rua Francisco Luciano Zanetti, 44, Residencial Harmonia.

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança para a identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico é acoplado à urna eletrônica e confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.