25 JUL 2019
DAEMO
Daemo recebe autorização para distribuir água do antigo poço da Petrobras

Com o empenho do prefeito Fernando Cunha e apoio do deputado federal olimpiense, Geninho Zuliani, o Diário Oficial do Estado trouxe nesta quinta-feira, dia 25, a concessão administrativa do antigo poço da Petrobras, outorgada em nome da Daemo Ambiental, para uso exclusivo do município com captação subterrânea do Aquífero Guarani. A autorização foi publicada pelo DAEE – o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Governo Estadual.

O antigo poço era utilizado pelo Parque Aquático Thermas dos Laranjais desde a sua fundação, mas com a perfuração de novos poços realizados pelo próprio empreendimento, houve um entendimento para que o município passasse a utilizá-lo. A partir deste mês, iniciam-se os estudos para a implantação de uma adutora para conduzir essa água até os reservatórios que estão sendo construídos próximo ao CECAP e, por consequência, distribui-la aos bairros da cidade, como o Santa Fé, Santa Ifigênia, Cohab IV e outros.

Este será o terceiro poço profundo conquistado pela atual gestão para duplicar a produção de água do município. O primeiro deles foi perfurado no início de 2018 na Estação de Tratamento de Água com capacidade de vazão equivalente a 50 poços menores atualmente em operação. O segundo deles, entregue recentemente, vem também do Aquífero Guarani e garante a produção de 330 metros cúbicos de água por hora.

Segundo o prefeito, Fernando Cunha, juntos, os três poços profundos disponibilizarão 13,5 milhões de água por dia, o que equivale hoje ao consumo diário da cidade. “Praticamente vamos dobrar a produção de água do município. Além do mais, será oferecida para a população uma água de qualidade, equivalente à água mineral, vinda direto do Aquífero Guarani sem riscos de contaminação”, declarou.

“Agradeço o empenho do Geninho que tem, de forma incondicional, apoiado todos os pleitos que temos apresentado a ele. Hoje, com muita alegria, recebemos do DAEE a outorga do antigo poço da Petrobrás para Olímpia usar no abastecimento. É uma coisa que a gente poderia demorar meses ou anos e o Geninho conseguiu em uma semana e isso só pra exemplificar o apoio que a gente tem tido do nosso deputado federal”, finalizou o prefeito.

Em Olímpia, todos os empreendimentos turísticos do município possuem poços próprios, sendo que nenhum deles onera água dos poços da Prefeitura.