27 AGO 2019
Tiro de Guerra realiza solenidade em comemoração ao Dia do Soldado
No último sábado, dia 24 de agosto, o Tiro de Guerra 02-025 da Estância Turística de Olímpia realizou uma solenidade em comemoração ao Dia do Soldado do Exército Brasileiro (25 de agosto) e para a entrega de homenagens.

Para início dos trabalhos, foi realizada a apresentação da tropa pelo comandante Monitor 11, Lopes, ao tenente-coronel Sanderson Barbosa da Silva Belo, subcomandante do 37º Batalhão de Infantaria Leve, da cidade de Lins.

Em seguida, foram realizadas as entregas do Colar e Medalha “Tenente Isauro Assis de Souza”. O conjunto de condecorações Tenente Isauro Assis de Souza, eterno Chefe da Instrução do TG 02-025 e grande benemérito da caridade de Olímpia, foi criado em agosto de 2019 para celebrar o Dia do Soldado. A honraria é destinada a homenagear Civis e Militares que, por abnegação, dedicação e capacidade profissional, desenvolvem os valores espirituais e morais da nacionalidade e o sentimento das obrigações para com a Pátria, contribuído para fortalecer a Cidadania e o Civismo, não medindo esforços para apoiar os trabalhos do Tiro de Guerra na formação cívica e militar dos jovens olimpienses.

As homenagens foram entregues à senhora Amélia Fernandes de Souza Freitas e ao senhor Jurandir Fernandes De Souza, filhos do saudoso Tenente Isauro Assis de Souza, patrono da condecoração do TG. Receberam também o colar da honraria, o deputado estadual Tenente Coimbra;  Sargento Tarcísio, secretário de Agricultura Comércio e Indústria; vereador José Elias Morais (Zé das Pedras); Dra. Iscila Aidar Piton, procuradora do Município de Olímpia; subtenente Jairo Alencar Schulz, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Olímpia; Tenente-Coronel Romar Lira Gonzales Bastos, comandante do 37º Batalhão de Infantaria Leve; sendo representado neste ato pelo Tenente-Coronel Sanderson Barbosa Da Silva Belo, subcomandante do 37º Batalhão de Infantaria Leve; Subtenente Lino de Oliveira Abreu, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 02-005, de Barretos; Subtenente Alexandre Passos Veloso, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 02-006, de Bebedouro; senhor Ivo Alberto Bardella; senhor Walter Zucca Filho e senhor Edson Mugnoli.

Já a medalha Tenente Isauro Assis de Souza foi entregue para os monitores Felipe Paschoal Lopes da Silva, Gleison Leonel Ribeiro, Alisson William Dos Santos, Silvio Luiz Bachega Neto e Iago Gabriel Gibelli de Morais; e o atirador Vinicius dos Santos Marcondes.

Durante o uso da palavra, o chefe da instrução, Subtenente Jairo Alencar Schulz, agradeceu a presença das autoridades. “A cada 25 de agosto, o Soldado Brasileiro renova-se ao recordar o passado, em reverência à figura de Luís Alves de Lima e Silva, pacificador, soldado símbolo da Pátria, o nosso Duque de Caxias. No momento em que recordamos os feitos de Caxias, temos a honra e a grata satisfação de poder condecorar autoridades civis, militares, atiradores, ex-atiradores e personalidades, com o conjunto de condecorações Tenente Isauro Assis de Souza, e também o Diploma de Amigo do Tiro de Guerra. Os meus mais sinceros agradecimentos a Senhora Amélia, por consentir que no dia de hoje, pudéssemos fazer a mais justa homenagem ao Ten. Isauro, homem possuidor de elevado espírito de justiça, que dedicou a sua vida em prol da caridade, luta pela igualdade e amor ao próximo, foi exemplo de soldado e patriota, difundindo até os últimos dias de sua vida o legado de Caxias. Por fim, agradeço a presença de todos, é sempre uma honra e um prazer poder recebe-los em nosso Tiro de Guerra”, disse o subtenente.

Encerrando a solenidade, após os discursos das autoridades, foi realizado o desfile da tropa, em continência ao tenente-coronel Sanderson Barbosa da Silva Belo, subcomandante do 37º Batalhão de Infantaria Leve, comandada pelo Monitor Dias.