28 AGO 2019
Olímpia ganha quase 400 novos moradores em um ano

A população da Estância Turística de Olímpia continua apresentando crescimento. No período de um ano, o município ganhou quase 400 novos moradores. O dado é do levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado nesta quarta-feira, dia 28.

Segundo os novos índices, Olímpia tem, para 2019, população estimada em 54.772 habitantes, enquanto no ano passado, eram 54.406 moradores. O crescimento é significativo ainda quando comparado com o do último Censo Demográfico, realizado em 2010. Em nove anos, a cidade ganhou 4.748 moradores, o que representa um aumento populacional de cerca de 10%.

O relatório do IBGE é divulgado anualmente, uma vez que as estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Desde o ano passado, o instituto mudou a metodologia e passou a contabilizar as projeções tendo julho como mês de referência. As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.

“Os dados demográficos e as projeções são fundamentais para acompanharmos o desempenho de nossa cidade. Nos últimos anos, temos apresentado crescimento significativo e estamos somando quase 55 mil habitantes fixos, além da população flutuante que representa mais de 2 milhões de visitantes. A tendência é que este desenvolvimento atraia novos investimentos e, consequentemente, novos moradores, uma vez que o município tem se tornado cada vez mais referência em economia aquecida e geração de emprego e renda em toda a região”, analisa o prefeito Fernando Cunha.