Olímpia/SP, 15 de outubro de 2019

09/09/2019 às 11:05:00
Cronograma de setembro de atendimento noturno nas UBS inicia nesta terça

O Atendimento Noturno, implantado pelo projeto “Saúde Mais Acessível e Próxima de Você”, tem proporcionado maior comodidade aos moradores que utilizam os serviços de saúde em um horário mais flexível em cinco Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). Com a extensão até às 20 horas, 268 pacientes foram atendidos no mês agosto.

Conforme o levantamento promovido pela divisão de Atenção Básica, as UBSF registraram as principais buscas, no último mês, por consultas médicas (76), consultas odontológicas (29), visitas domiciliares (76) e aplicação de vacinas (22).

Os atendimentos em setembro terão início nesta terça-feira, dia 10, na UBSF Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Campo Belo). No dia 20 (sexta-feira), é a vez da UBSF Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho (Ribeiro dos Santos) permanecer aberta até às 20h.

No dia 24 (terça-feira), os cidadãos poderão procurar atendimento na UBSF Valter Stuk (Cohab IV). Já no dia 25 (quarta-feira), os moradores terão atendimento até às 20h em duas unidades, sendo elas a UBSF Gilberto Vicente Mora, em Baguaçu, e a UBSF Francisco Figueiredo Filho (São José).

A secretaria de Saúde destaca que projeto oferece aos moradores consultas médicas e odontológicas (mediante agendamento prévio), coleta de Papanicolau, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, e a atualização da caderneta vacinal dos usuários. Durante os dias de atendimentos noturnos os Agentes Comunitários de Saúde realizam visitas que visam combater a dengue e o escorpião, com busca ativa e orientações.