Olímpia/SP, 24 de setembro de 2019

11/09/2019 às 15:07:00
Saúde realiza palestras de conscientização sobre suicídio e Setembro Amarelo

No mês de setembro, é realizada em todo o país a Campanha de Prevenção ao Suicídio, conhecida como “Setembro Amarelo”. Visando chamar a atenção para o assunto e incentivar a conscientização, a secretaria de Saúde de Olímpia, por meio da divisão de Saúde Mental, está orientando pacientes e acompanhantes.

A ideia é discutir e alertar a população sobre o suicídio, debatendo medidas que podem auxiliar a superar a intenção de cometer o ato, bem como os riscos e sinais que devem ser identificados no cotidiano.

Nessa terça-feira (10), durante o atendimento noturno na Unidade Básica de Saúde do Campo Belo, ocorreu uma palestra sobre a prevenção ao suicídio para os pacientes que aguardavam atendimento. Já nesta quarta-feira (11), o encontro foi promovido na sala de espera do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com moradores que esperavam as consultas.

As palestras, que foram ministradas pela psiquiatra Ana Elisa Furlan, buscaram conscientizar a população e profissionais da área sobre os principais sintomas dessa condição, fazendo-os entender que diálogo e discussões sobre o tema com pacientes e familiares são o caminho para diminuir a incidência de suicídio.

De acordo com a divisão, a principal intenção é superar os desafios para falar sobre o assunto, criando meios de ajudar quem está passando por situações delicadas a fim de evitar que o quadro aumente a cada ano.