18 SET 2019
Saúde prepara ação para Dia Mundial do Alzheimer

No próximo dia 21 de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e para celebrar a data, a secretaria de Saúde, por meio da divisão de Atenção Básica realizará um encontro com os integrantes do Grupo de Apoio ao Cuidador do Portador de Doença de Alzheimer.

A ação será no Centro de Referência do Idoso (CRI) na terça-feira, dia 24, às 13h. Na oportunidade, os profissionais e participantes do grupo farão uma confraternização para simbolizar a data e acolher os presentes que, diariamente, enfrentam os percalços do Alzheimer e necessitam de atendimento mais humanizado.

Iniciado em 2018, o grupo trabalha com a metodologia de debate, no qual os participantes compartilham as situações já vividas e como lidam com os desafios da doença. Nos encontros, também são discutidas técnicas para a administração dos medicamentos e como o cuidador e os familiares devem proceder em caso de agitação do paciente.

Os encontros têm acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por uma geriatra (Dra. Aline Thais de Souza Bardella), uma enfermeira (Érica Patrícia da Silva Gasques), uma nutricionista (Gabriela Borges Baraldi), uma Terapeuta Ocupacional (Raquel Aguiar Moreira de Oliveira), uma Psicóloga (Karen Andreza Minari), uma Assistente Social (Cristina B. Esteves Kill) e um Clínico Geral (Dr. Luiz Fernando Carneiro).

Os participantes se reúnem mensalmente, discutindo e compartilhando vivências e esclarecendo dúvidas sobre o Alzheimer.