01 OUT 2019
NOTÍCIA
Autoridades Olimpienses e FUNDABOM assinam acordo para construção do Museu dos Bombeiros

Na tarde desta segunda-feira, dia 30, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e a FUNDABOM - Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo assinaram um acordo de cooperação para a instalação, manutenção e gestão do Museu do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo no município.

O processo para a construção do Museu em Olímpia teve início em novembro de 2016, quando o então prefeito Geninho Zuliani lançou a Pedra Fundamental no terreno doado para a FUNDABOM. Na oportunidade, também foi feita uma Cápsula do Tempo, onde foram depositados documentos sobre o Museu, além de objetos, matérias relacionadas ao museu da imprensa local, jornais estaduais, e peças dos Bombeiros do Estado de São Paulo.

“Esse museu abrigará o maior acervo histórico e memorial dos bombeiros, tanto de equipamentos como de veículos e documentos e, quando pronto, será o maior do estado de São Paulo. É uma ação que vai fomentar o turismo e desenvolvimento regional, gerando empregos e fortalecendo a economia local”, afirmou o deputado federal, Geninho Zuliani, do DEM/SP.

Com a assinatura do acordo, fica por atribuição do município ceder o terreno de 14 mil metros quadrados para a FUNDABOM, sob regime de comodato, para utilização exclusiva de construção e utilização do museu. Já a Fundação terá a responsabilidade pelas tratativas necessárias junto ao Corpo de Bombeiros para a disponibilização do acervo histórico, além da administração do museu, gestão do acervo, desenvolvimento das atividades de divulgação e publicidade, elaboração de projeto técnico para a construção, execução dos serviços de manutenção das instalações, entre outros.

A FUNDABOM ainda será responsável pela captação dos recursos necessários para o projeto e construção do Museu, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC - ICMS), emendas parlamentares e recursos destinados por entidades públicas ou privadas.

“Foi um importante passo que demos para a vinda de mais um grande atrativo em nossa cidade. O Museu do Corpo de Bombeiros, além de agregar a história da corporação, também permitirá que muitas pessoas conheçam mais o trabalho desta nobre profissão. Agradeço ao deputado Geninho, que desde o mandato de prefeito, cedeu o terreno e lutou por esta conquista”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

Estiveram presentes no ato da assinatura, o prefeito Fernando Cunha, o diretor-presidente da FUNDABOM, Coronel Frank Itinoce, o Tenente da Instituição, Wagner Xavier, o deputado federal olimpiense, Geninho Zuliani, o secretário de Governo, Guto Zanette, e os empresários Abílio Lopes Almeida Junior e Rafael Almeida, CEO do Grupo Natos.