25 NOV 2019
NOTÍCIA
Projeto de iluminação de Olímpia fica em 3º no país e receberá recursos para lâmpadas de LED

Uma ação, que estabelece parcerias com administrações municipais do país para assistência energética, trouxe bons resultados para a Estância Turística de Olímpia. O projeto do município ficou, entre as cidades inscritas na iniciativa, em terceiro lugar no Brasil e em segundo na região Sudeste e contemplará a cidade com um recurso de mais de R$ 320 mil da Eletrobras para aquisição de luminárias de LED.

Trata-se da Chamada Pública Procel Reluz 01/2019, que prevê a disponibilização de cerca de R$ 30 milhões para beneficiar municípios em todo o país. A chamada ocorre em conformidade com o Plano Anual de Aplicação de Recursos, previsto na Lei 13.280/2016.

A bonificação, a ser recebida pelo município, será revertida na instalação de nova iluminação em diversos pontos da cidade como a Av. Gov. Adhemar Pereira de Barros, Av. dos Olimpienses (continuação), Av. Brasil, Av. Brasília (Villa Lobos), Rua Rosa Rossi Sacchetin (Jardim Botânico) e pista de caminhada do Jardim Botânico.

A iniciativa visa promover parcerias com as administrações municipais para a implementação de projetos de iluminação pública com tecnologia LED, possibilitando o desenvolvimento de competências técnicas para uma gestão eficiente dos parques de iluminação pública. Os recursos destinam-se apenas a projetos que promovam melhorias em sistemas de iluminação pública já existentes em vias e praças públicas.

“Participamos da ação por orientação do prefeito Fernando Cunha, que já foi presidente da Cesp - Companhia Energética de São Paulo e entende a importância de tornarmos o uso da energia mais sustentável. Ele ficou sabendo da chamada pelo presidente da Eletrobras, com quem já trabalhou na Cesp, e solicitou que a gente desenvolvesse uma proposta para o município. No projeto, priorizamos os locais que possuem lâmpadas com maior gasto de energia, visando melhorar esse índice com a substituição, o que certamente vai gerar uma economia significativa e melhor eficiência”, comentou o secretário de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Leandro Gallina.

A partir de agora, a Eletrobras irá encaminhar um termo de cooperação para assinatura e passará um cronograma para a Prefeitura iniciar a contratação dos trabalhos.