09 DEZ 2019
GABINETE
Prefeito pede ao Estado recursos para as vicinais Natal Breda e José Recco e duplicação de rodovias

O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, aproveitou a manhã de domingo, dia 08, para solicitar recursos à secretaria estadual de Logística e Transporte. A reivindicação ao secretário da pasta, João Otaviano Machado Neto, ocorreu em Bebedouro após encontro do líder do Governo do Estado com prefeitos de toda a região, intermediado pelo deputado federal olimpiense, Geninho Zuliani.

Na ocasião, o secretário falou sobre o programa de recuperação de rodovias e concessões de estradas na região, o “Nova Vicinais”. Acompanhado do secretário de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Leandro Gallina, o prefeito de Olímpia solicitou auxílio em ações e gestões na liberação de recursos para pavimentação da Estrada Vicinal “José Recco”, entre a cidade e Álvora, bairro localizado em Severínia, cujo trecho é bastante utilizado por produtores e famílias para transporte e escoamento da produção agrícola.

Em ofício entregue, o prefeito destacou que as manutenções constantes geram custos aos municípios, sendo que os problemas se agravam ainda mais em períodos de chuva, comprometendo o acesso e o trabalho da população. “Importante acrescentar também que o município dará início nas próximas semanas, à pavimentação de aproximadamente 650 metros da estrada, com estrutura completa de drenagem, construção de boca de lobo e sarjeta, que serão executados no trecho urbano da via. No entanto, para proporcionar mais qualidade aos moradores, seria necessário estender a obra por toda a vicinal, com custo total estimado em cerca de R$ 4,3 milhões”, destacou Fernando Cunha no ofício.

Outro pedido, que é pauta constante de reuniões do prefeito, foi as necessidades da Estrada Vicinal Natal Breda. Desde que assumiu a gestão, o prefeito tem buscado auxílio e recursos para recuperação asfáltica da via, que foi construída há mais de 30 anos e precisa de nova pavimentação, devido a graves problemas de deterioração. Apesar de o município fazer a manutenção e reparos frequentes, é necessário um investimento estimado em R$ 15 milhões para oferecer uma estrutura com mais qualidade e segurança aos motoristas. Projetos e estudos de recuperação, solicitados pelo prefeito, foram colocados à disposição do secretário.

Ainda na mesma oportunidade, também foram discutidas outras demandas de infraestrutura, que beneficiarão o município, como o andamento da solicitação para obras de duplicação das rodovias estaduais do entorno, Assis Chateaubriand (entre Guapiaçu e Barretos) e Armando Salles de Oliveira (entre Olímpia e Bebedouro), além do projeto de construção de um Aeroporto Internacional, em uma área entre Olímpia e Rio Preto, pensando na demanda futura para toda a região.

“O fluxo viário das cidades e rodovias é cada vez maior e, por isso, precisamos atuar em conjunto com o Estado para oferecer uma estrutura mais adequada e segura. Aproveitamos que o secretário esteve na região para reforçar com ele demandas importantes do município para as quais precisamos de recursos do Estado para dar andamento porque são obras caras. O secretário se comprometeu a estudar nossas demandas e esperamos, em breve, ter boas notícias para darmos continuidade ao trabalho já realizado com verbas do município”, acrescentou o prefeito.