06 JAN 2020
Olímpia fecha 2019 com quase 3 milhões de turistas e bate recorde no Réveillon

Com uma infraestrutura cada vez mais equipada e novos empreendimentos, a Estância Turística de Olímpia vem consagrando-se como um dos principais destinos paulistas e atingiu novos recordes de visitação no último ano. Em 2019, a cidade recebeu quase 3 milhões de turistas.

O número representa um aumento de 12,8% em relação a 2018, quando o município contabilizou pouco mais de 2,6 milhões, e é ainda mais significante se comparado a 2017, quando foram registrados cerca de 2 milhões de turistas, significando um crescimento de mais de 45% na ocupação. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (06), pela Pesquisa de Ocupação Anual da secretaria de Turismo.

Vale ressaltar que o levantamento considera os meios de hospedagem regularizados, ou seja, sem levar em conta casas de temporada e ainda visitantes que frequentam os atrativos da cidade sem se hospedar, na modalidade day use, o que pode ampliar a quantidade de visitantes. A cidade possui, hoje, um dos maiores polos hoteleiros do Estado de São Paulo com mais de 23 mil leitos.

Ainda de acordo com o relatório, os meses de maior fluxo em 2019 foram Janeiro (308.326 turistas hospedados), Julho (355.570), Outubro (302.219) e Dezembro (358.298).

Em dezembro, que foi o mês com maior ocupação, avalia-se que o bom desempenho se deu, principalmente, pelas férias escolares e festividades de fim de ano. Isso porque entre os dias 21 e 26 de dezembro, correspondente ao período de Natal, a cidade registrou cerca de 70 mil turistas. Já no Réveillon, que contou com show do cantor Alexandre Pires, por meio de uma parceria da Prefeitura com a iniciativa privada, a ocupação bateu recorde com quase 85 mil visitantes hospedados na cidade, entre os dias 27 de dezembro e 1º de janeiro, sendo que 72% dos meios de hospedagem tiveram ocupação acima de 80%.

“O ano de 2019 foi bastante significante para o crescimento de nossa cidade, com a instalação de novos empreendimentos e grandes redes. O Turismo é o principal motor econômico do município e tem impulsionado indiretamente o desenvolvimento de outros diversos setores, gerando emprego, renda e qualidade de vida. É um grande processo que mantém a economia aquecida, a cidade pujante e que contribui como um todo porque gera recursos para que possamos cada vez mais investir em obras e serviços de Educação, Saúde, e outras áreas para melhorar a vida da população. Neste ano que se inicia, continuaremos trabalhando para o desenvolvimento com grandes projetos, conquistas e ações”, enfatiza o prefeito Fernando Cunha.