17 JAN 2020
Nova ala de leitos do 3º andar da Santa Casa é entregue para atendimento do SUS

Buscando estruturar cada vez mais o único hospital que atende a microrregião, foi oficialmente entregue nesta sexta-feira, dia 17, a reforma do 3º andar da Santa Casa de Misericórdia de Olímpia.

O espaço, que estava desativado, entrou em obra no ano passado para abrigar a enfermaria do SUS. Com a reativação, a nova ala de leitos hospitalares agora conta 10 apartamentos e capacidade para atender mais de 20 pacientes e seus acompanhantes.

A reforma estrutural contemplou adequações elétricas, hidráulicas e pintura. Além disso, também foram adquiridos novos equipamentos como camas com controle remoto para regulagem, mobiliário, aparelhos de ar-condicionado, televisores e frigobar. A obra, que custou R$ 200 mil, contou com investimentos provenientes de parte do recurso devolvido pela Câmara de Vereadores para a Prefeitura e também com doação do parque Thermas dos Laranjais.

“Eu só tenho a agradecer a ação conjunta da Câmara, Prefeitura, o Thermas e outros parceiros como o Padre Ivanaldo e tantas outras pessoas e empresas que colaboram com a Santa Casa. Fechamos 2019 com 74% de atendimento SUS que está com repasses congelados há 15, 16 anos. Por isso, precisamos dessas parcerias para manter o hospital. Acabamos de receber do prefeito, que está sempre disposto a ajudar, a notícia de que a Prefeitura vai aumentar em R$ 54 mil a subvenção mensal e sem esse apoio não vamos a lugar nenhum. Essa é mais uma obra resultante de parcerias importantes, além da mão de obra da própria Santa Casa. Essa entrega é ainda mais especial porque irá oferecer qualidade igualitária nos atendimentos do SUS e convênios com a estrutura oferecida”, relatou o provedor do hospital, Luiz Alberto Zaccarelli.

O local recebeu o nome do Projeto “Thermas Social”, em homenagem ao trabalho desenvolvido e contribuição do parque Thermas dos Laranjais, em benefício do hospital. Presentes no evento, os representantes do parque agradeceram a homenagem e anunciaram que continuarão com as ações em prol das entidades do município.

O médico Dr. Nilton Martinez, o mais antigo cirurgião do hospital, também falou sobre as melhorias do hospital e a nova ala. “Quero parabenizar a Câmara, a Prefeitura e o Thermas por toda a ajuda e parabenizar todos os colaboradores da Santa Casa que vestem a camisa. Vou desafiar a qualquer um a encontrar no Brasil algum alojamento como o que vocês vão ver aqui. Agora, vamos abrir um pronto-socorro novamente e graças a esse esforço vamos conseguir atender os pacientes graves diretamente aqui. A Santa Casa é o local onde o indivíduo mais grave é atendido e essa parceria está cuidando de todos”, destacou o médico.

Essa é mais uma grande melhoria que integra o projeto de reestruturação do hospital, desenvolvido por meio da provedoria, com o intermédio do prefeito Fernando Cunha, Câmara Municipal e apoio de empresas parceiras.

“Junto com os vereadores nós fizemos uma grande economia na Câmara e essa economia proporcionou o que está acontecendo aqui hoje, junto com a Prefeitura e o Thermas Social, pra dar dignidade para as pessoas e melhorar a enfermaria. Vemos uma gestão do prefeito honesta e transparente, que investiu sim na área da saúde e está construindo uma cidade próspera”, salientou o presidente da Câmara, Antônio Delomodarme – Niquinha.

Encerrando os discursos, o prefeito Fernando Cunha falou sobre a importância da Santa Casa para a cidade e fez um balanço sobre os investimentos. “Esse é o único hospital da cidade e precisava entrar na política de saúde do município. Levamos 3 anos para conseguir equilibrar as contas. Temos 55 mil habitantes, mas temos mais 50 mil da comarca que atendemos aqui porque não temos ajuda das prefeituras. Estamos quase zerando o déficit e conseguimos investir. Veio o gerador, o centro cirúrgico, a UTI, os leitos particulares e, então, os leitos SUS. Agora, vamos conseguir o tomógrafo, seja por recursos de fora ou vamos comprar, além da porta de entrada para que o paciente grave não precise ser transportado de um lugar para outro. Na outra sala, vamos fazer a sala de hemodiálise, está decidido, porque temos 40, 50 pessoas que não vamos deixar mais sofrer. A nossa Santa Casa está renascendo como um hospital exemplar e quero que vocês conheçam o que estamos fazendo pela nossa cidade e pela saúde de Olímpia”, ressaltou o prefeito.

Após a cerimônia, o Padre Ivanaldo Mendonça, da Paróquia São José, deu uma benção e os presentes conheceram os novos apartamentos da ala. A solenidade, realizada no auditório da Santa Casa, contou com a presença da diretoria do hospital, secretários municipais, vereadores Zé das Pedras, Hélio Lisse, João Magalhães e Fernandinho Silva, diretoria do parque Thermas dos Laranjais, funcionários e colaboradores do parque e do hospital, servidores municipais, além de outras autoridades, imprensa e sociedade civil.