04 MAR 2020
Prefeitura entrega obras de reforma da UBSF da São José e Academia da Saúde

Dando continuidade as comemorações do aniversário de 117 anos do município, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia realizou, na terça-feira (3), a entrega das obras de reformas da Unidade Básica de Saúde da Família “Dr. Francisco Figueiredo Filho” (São José) e a Academia da Saúde “Antônio Carlos da Silva (Tonny Boy)”.

A reforma da UBSF da São José, orçada em cerca de R$ 120 mil, somados o convênio federal e aditivo municipal, contemplou melhorias na infraestrutura, como o desmanche do telhado sobre o consultório ginecológico, levantamento de parte do telhado para aumentar a inclinação e a substituição das calhas e rufos, substituição dos pisos de toda a unidade e pintura interna e externa. As obras foram necessárias para sanar problemas com infiltrações na laje, que danificavam a estrutura do prédio.

Para o Prefeito Fernando Cunha, as obras na Saúde refletem a preocupação da administração municipal em oferecer melhor qualidade aos moradores. “Tomamos a decisão de recuperar e melhorar toda a infraestrutura, estamos encarando e fazendo o que é necessário para reestruturar a Saúde. Melhorando o serviço e os prédios podemos atender as necessidades dos munícipes”, explicou.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, a UBSF da São José necessitava de reparos para atender o grande número de pacientes que fazem uso do local. “O que fazemos é melhorar as condições para salvar a vida dos moradores, investimos em qualidade. Com a visão do prefeito buscamos soluções para que cada morador tenha sua necessidade atendida”, ressaltou o secretário.

Na parte da tarde, foi entregue à população a reforma da Academia da Saúde. Com cerca de R$ 150 mil investidos de recursos do Ministério da Saúde, o local, que estava bastante deteriorado e carente de equipamentos, recebeu como melhorias uma cobertura metálica externa e piso liso, pátio fechado com alambrados, iluminação e reparos na estrutura interna.

Também foram adquiridos para as aulas diversos equipamentos como bolas de pilates, meias bolas bosu, halteres, trampolim jump e kit funcional com escada de agilidade e cones. A Academia da Saúde oferece aulas de alongamento, ioga, pilates, caminhada nórdica e atividades físicas, acompanhadas por fisioterapeutas.

Segundo o prefeito Fernando, o local estimula o morador a cuidar da saúde e do bem estar, prevenindo doenças e melhorando o condicionamento físico. “Nas UBS a gente trata a doença, aqui na academia a gente busca evitar. O morador que procura o local para fazer as aulas sabem da necessidade de se exercitarem. Assim, cuidando do corpo evitam patologias”, apontou o Prefeito.

No uso da palavra, Marcos Pagliuco destacou que a restruturação do local foi pensada para proporcionar melhor qualidade nos serviços oferecidos e aumentar o número de atendimentos. As entregas das reformas contaram também com as participações dos vereadores João Magalhães, Fernandinho Silva e Hélio Lisse, de secretários municipais, servidores públicos e membros da sociedade civil.

Os interessados em participar das aulas da Academia da Saúde podem fazer a inscrição no próprio local durante os horários de aula munidos do cartão cidadão. Para mais informações entrar em contato com a secretaria de Saúde, pelo telefone (17) 3279-1400.

Confira o cronograma de aulas da Academia da Saúde:

De segunda e quarta-feira
- Caminhada: às 7h