16 JUL 2020
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Comissão Organizadora lança Anuário do Folclore em formato digital

Pela primeira vez na história, desde sua criação, o Anuário do Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia foi produzido somente em formato digital, assim como será realizada a sua 56ª edição, em 2020. O trabalho foi lançado pela Comissão Organizadora, juntamente com o cartaz de divulgação do evento, e está disponível no portal do Festival do Folclore de Olímpia, no qual o internauta pode ler e ainda fazer o download do material.

A formatação especial online traz, em suas 52 páginas, diagramação e layout modernos e contemporâneos e conta com a participação de autores de Olímpia e de outras localidades. Professores, pesquisadores, funcionários das secretarias de Turismo e de Cultura, Esportes e Lazer contribuíram para a sua elaboração, todos de forma voluntária.

Além do rico material, o Anuário traz ainda toda a programação da 56ª edição do Festival, que acontecerá de 8 a 16 de agosto, em formato digital, especialmente.

“É com muita honra que apresentamos a vocês a 56ª edição do Festival do Folclore de Olímpia, neste ano de 2020, e, com ela, este Anuário. Esta edição, de uma forma especial, requereu de todos os envolvidos esforços para que ela pudesse acontecer. Neste caso, de forma totalmente online. Estamos vivenciando tempos que exigem sermos mais criativos, e que nos reinventemos a cada dia. É claro que nosso festival não ficaria indiferente à atual situação e, por isso, adotamos um novo formato”, discorre em seu texto de abertura o secretário de Turismo e de Cultura, Esportes e Lazer, Beto Puttini.

“Especialmente neste tempo de pandemia, a utilização de ferramentas tecnológicas têm se tornado fundamental para a sobrevivência da interação social. Neste sentido, vemos algo único acontecendo na 56ª edição do Fefol: a tradição e a cultura popular se fundindo com a tecnologia e com as novas formas de comunicação. Este fato por si só mostra como passado, presente e futuro se conectam e interagem, quebrando paradigmas e barreiras, principalmente físicas, que nos permitem viajar pela vasta extensão de nosso país. Nem precisamos dizer da importância do folclore”, registra a apresentação do Anuário.

Após texto de abertura de autoria do secretário, o livro traz em suas páginas, poesia, artigos, contextualização histórica e ensaios. Acesse o material completo no link: https://www.folcloreolimpia.com.br/-anuario-do-56-fefol/

CONTEÚDO

Confira o conteúdo do Anuário do 56º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia:

*Artigo: Do Folclore a Identidade Nacional ao Patrimônio Imaterial.

*História de Olímpia: Gratidão ao ilustre desbravador Antônio Miguel dos Santos.

*Artigo: Museu de História e Folclore ‘Maria Olímpia’: Salvaguarda do acervo móvel e fonte de pesquisa.

*Artigo: Performance participativa e comunidades de prática: A festa de reinado da família Ferreira.

*Artigo: Festivais do folclore e o Congado Atibaiense

*Relato de Vivência

*Artigo: Festival do Folclore de Olímpia - Relato de amor por um legado do senhor que assinava meus anuários

*Grupos participantes 2020

Os autores são: Edward Marques da Silva, Maria do Carmo Moreira Kamla Passi, Diego Dionísio, Helenice Camargo Henne, Lilian Vogel, Rosiane da Silva Nunes, Estêvão Amaro dos Reis, Charles Amaral Ferreira e Cristian Daniel Assis. A coordenação de edição é de Rosiane da Silva Nunes. A diagramação é de Rodrigo Cesar Borges Marini.