13 AGO 2020
OBRAS
Reforma da Praça Altino Arantes é entregue para população com reativação da fonte luminosa

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia entregou nesta quinta-feira, 13 de agosto, uma obra que é um marco na história da cidade: a revitalização da Praça Altino Arantes, popularmente conhecida como “Praça da Fonte”. O espaço, que foi totalmente reformado, agora conta com playground, academia ao ar livre, novo paisagismo, iluminação de LED e uma fonte luminosa, com sistema tecnológico faz a água dançar ao ritmo da música.

A revitalização é um pedido antigo dos moradores da região. A praça era muito frequentada pela população, principalmente pelas crianças, mas a fonte foi desativada, há mais de duas décadas, não sendo realizada nenhuma melhoria desde então. De acordo com relatos de historiadores, a praça foi inaugurada pelo então prefeito Coronel Geremia Lunardelli, no ano de 1922. Já a fonte foi construída e inaugurada pelo então prefeito Dr. Wilquem Manoel Neves no ano de 1962.

A fonte recebeu uma nova reestruturação com implantação de bicos de água que formam uma cobertura sobre uma passarela, que permitirá que as pessoas atravessem a fonte. Também foram instaladas quatro caixas de som para a emissão das músicas. Além disso, foram realizadas melhorias no paisagismo, construção de bancos de concreto, adequações no piso da praça e na iluminação, inclusive com luzes especiais na fonte durante a noite.

O projeto ainda utiliza água de reuso, por meio de filtros que possibilitam o abastecimento da fonte, mantendo a água em movimento e evitando que o equipamento se torne um criadouro de mosquitos transmissores de doenças.

A fonte ficará ligada todos os dias, a partir das 18h30, e as apresentações com músicas serão realizadas às 19h30 e às 20h30. No total, para a restauração da fonte e revitalização do espaço, foram investidos quase R$ 460 mil, sendo R$ 310 mil de recursos próprios e o restante da CIP - Contribuição para Iluminação Pública. A empresa responsável pela obra é a Olívio & Aguillar Ltda, que foi a vencedora do processo licitatório.

“A reforma desta praça era uma obra que nós havíamos nos comprometido porque ela representa a história de nossa cidade. Então nós trouxemos para um olhar mais atual de paisagismo e revitalização, mas mantendo a memória do que ela significa para os moradores. Para tudo houve um planejamento pra que fosse bem feito e com recursos adequados e sem desperdícios, empregados nas melhorias e no sistema tecnológico para o funcionamento da fonte. É com alegria que vemos essa restauração se concretizar, transformando a praça em mais um local de grande benefício para a qualidade de vida da população”, declarou o prefeito Fernando Cunha.