06 JAN 2021
Cadastramento do SUS já percorreu 80% dos bairros de Olímpia

A secretaria de Saúde de Olímpia iniciou, em setembro, o cadastramento de toda a população do município com intuito de atender às regras do Programa Previne Brasil, do Governo Federal, responsável por destinar recursos públicos para a área da saúde.

Desde o início dos trabalhos, as equipes da Saúde já percorreram cerca de 80% dos bairros da cidade e a previsão é de que as visitas se encerrem neste mês de janeiro, sendo que estão sendo feitas as últimas regiões restantes, que compreendem a área leste com os bairros Campo Belo, Harmonia, Morada Verde, Quinta das Colinas e adjacências, além dos bairros no entorno do Jardim Tropical e o Centro.

De acordo com a Saúde, o Programa busca uma reestruturação no método de distribuição dos recursos federais, sendo que por meio dele, o Governo aportará mais recursos para os municípios que melhorarem a saúde dos brasileiros. Até então a distribuição dos valores era feita com base na quantidade de pessoas residentes e de serviços existentes em cada município, sem considerar o atendimento efetivamente prestado. As mudanças no repasse de recursos serão progressivas e um dos critérios será o cadastramento de todos os munícipes, mesmo de moradores que não utilizem o SUS.

Vale ressaltar que, no ato da visita, os agentes estão devidamente identificados com crachás e uniformes. Os dados coletados são preenchidos em uma ficha denominada de Cadastro Individual e, entre as informações que deverão ser fornecidas estão: número do cartão SUS, CPF, escolaridade, profissão, condições de saúde, entre outros.

Em caso de dúvidas ou mais informações, o morador pode entrar em contato pelo telefone (17) 3279-1400.