28 JAN 2021
Cadastramento do SUS em Olímpia supera meta do Ministério da Saúde

A secretaria de Saúde de Olímpia está realizando desde setembro o cadastro dos moradores para atender às regras do Programa Previne Brasil, do Governo Federal, responsável por destinar recursos públicos para a área da saúde.

De acordo com a divisão de Atenção Básica, a meta estipulada para o município pelo Ministério da Saúde era cadastrar 16 mil pessoas, mas o setor superou o estabelecido e já registrou 16.951 moradores. Ainda segundo a divisão, como Olímpia possui oito equipes de Atenção Primária credenciadas no Ministério, era preciso cadastrar até duas mil pessoas cada.

O Programa Previne Brasil busca uma reestruturação no método de distribuição dos recursos federais, sendo que por meio dele, o Governo aportará mais recursos para os municípios que melhorarem a saúde dos brasileiros. Até então a distribuição dos valores era feita com base na quantidade de pessoas residentes e de serviços existentes em cada município, sem considerar o atendimento efetivamente prestado. As mudanças no repasse de recursos serão progressivas e um dos critérios será o cadastramento de todos os munícipes, mesmo de moradores que não utilizem o SUS.

A Saúde ressalta que seguirá promovendo o cadastro dos moradores que procurarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e seguindo os trâmites do programa para viabilizar recursos. Em caso de dúvidas ou mais informações, o morador pode entrar em contato pelo telefone (17) 3279-1400.