22 FEV 2021
SAÚDE
Servidoras da Saúde visitam Instituto Adolfo Lutz (IAL) para conhecer processo de análise de exames de Covid

A secretaria de Saúde de Olímpia, com intuito conhecer o serviço de análise de exames para detecção de Covid-19, esteve na última semana em uma unidade do Instituto Adolfo Lutz (IAL). O principal foco foi o de acompanhar o diagnóstico pelo teste RT/PCR, o chamado “exame do cotonete”, que é considerado o mais eficaz para determinar a presença do vírus no organismo.

A visita contou com a presença da chefe do setor de Diagnóstico Complementar, Amira Sarout Ferreira, e a biomédica do Laboratório Municipal, Aline Cristina Bresqui. Na oportunidade, as servidoras conheceram todo o processo de análise do teste, que é conhecido como “padrão ouro”, que inicia com a triagem até a finalização do resultado.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, a visita foi uma oportunidade para as profissionais conhecerem como são as diretrizes e os procedimentos para análises dos exames. “Todos os dias, realizamos dezenas de coletas de pacientes e é fundamental conhecermos cada etapa até a apresentação do resultado. Com a visita, a equipe do laboratório conheceu as novas tecnologias utilizadas para a detecção do vírus e os sistemas de automatização que vão melhorando as análises”, explica Marcos.

Em Olímpia, a Saúde orienta que pacientes, acima de 14 anos, com sintomas gripais leves devem procurar atendimento médico no Serviço de Referência em Síndrome Gripal (Gripário), para triagem e coleta de exames. Já casos mais graves e urgentes em pacientes de todas as idades são direcionados à Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA).