07 ABR 2021
Saúde orienta profissionais da Educação sobre cadastro para vacinação

A partir da próxima segunda-feira, dia 12 de abril, Olímpia inicia mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, na qual serão imunizados profissionais da educação com mais de 47 anos, cuja idade foi estipulada pelo Governo do Estado, tendo em vista a maior incidência de casos com complicações a partir desta faixa etária. Uma mudança importante é que para este público, é necessário realizar um cadastro específico e obrigatório no site “Vacina Já”, que já está liberado.

De acordo com a secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, poderão ser vacinados nesta etapa Professores da Educação Básica; Merendeiras; Auxiliares de Serviços Gerais e Faxineiras das unidades escolares; Secretários de Escola; Diretores e Vice-Diretores; Professores Coordenadores Pedagógicos; e Cuidadores, com 47 anos ou mais.

Para fazer o cadastro, o profissional deve acessar o link https://vacinaja.sp.gov.br/educacao e, na página, inserir o CPF. Com o documento devidamente preenchido, o profissional irá validar o nome e o e-mail de acesso. É fundamental checar que essas informações estejam corretas, porque toda a comunicação será feita via e-mail. Realizado este processo, o profissional irá receber um e-mail para confirmar o cadastro, sendo necessário clicar em “Validar E-mail”.

Após este passo, o cadastrado será redirecionado para o site e deverá selecionar se é “Funcionário da Escola” ou “Prestador de Serviços”. Além disso, será necessário preencher os dados de Nome completo, CPF, email, endereço, telefone, cargo/função, Rede de Ensino, Município, Escola. Se o profissional for prestador de serviço deve fornecer CNPJ da empresa em que atua. Os professores deverão ainda preencher o tipo de vínculo (efetivo, temporário ou eventual).

Concluída esta etapa, é preciso anexar o holerite, que é fundamental para comprovar o vínculo do cadastrado com o trabalho na escola. Anexado o holerite, será emitida a confirmação do cadastro. Com o processo concluído, o profissional deve aguardar a análise e validação para receber o Comprovante “Vacina Já Educação” por e-mail.

De acordo com a secretaria estadual de Educação, a validação do cadastro no “Vacina Já Educação” será feita em processo conjunto entre redes estadual, municipal, federal e privada para verificar a autenticidade das informações prestadas pelo cadastrado, sendo que o comprovante terá um QRCode de verificação.

Dessa forma, no dia da vacinação, o profissional deve apresentar o Comprovante “Vacina Já Educação”, um documento oficial com foto e CPF. Caso não apresente o comprovante ou o número de CPF não conste no comprovante apresentado, o profissional ficará impedido de receber a vacina. Todo este processo tem o objetivo de garantir que as vacinas sejam devidamente destinadas ao público da campanha, evitando fraudes ou “fura-fila”.

Vale ressaltar que o município aguarda orientações do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos sobre o envio das doses para comunicar sobre os locais e horários desta próxima etapa de vacinação, no entanto, é importante que os profissionais já providenciem o cadastro para adiantar o processo.

Em caso de dúvidas sobre o cadastro, os profissionais devem entrar em contato com a secretaria de Educação pelo telefone (17) 3279-2300 ou procurar ainda os canais de atendimento do Estado pelo 0800 77 000 12 ou www.atendimento.educacao.sp.gov.br

CONFIRA O PASSO A PASSO DO CADASTRO: