07 MAI 2021
SAÚDE
Olímpia amplia vacinação contra a Covid na próxima semana e orienta novos grupos prioritários

Seguindo o Plano Nacional de Imunização e as recomendações do Governo do Estado, a secretaria de Saúde de Olímpia iniciará, na próxima semana, a vacinação de novos grupos prioritários contra a Covid.

Desta forma, as equipes estão organizando uma nova logística e o escalonamento por dias para separar os diferentes públicos, a fim de evitar o grande fluxo e melhor atender a população. Para vacinar a nova demanda, o município irá receber 1.181 doses da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz), no início da semana.

Na segunda-feira, dia 10, será dada sequência à vacinação de primeira dose de pessoas acima de 60 anos, no drive-thru da Av. dos Olimpienses e no Salão da Fenossa, das 8h às 16h. Além disso, a saúde receberá, pela manhã, o restante das vacinas Coronavac para aplicação da segunda dose aos profissionais da Educação. Com isso, a vacinação para este público será retomada, exclusivamente, no salão da Fenossa, a partir das 13 horas.

Já na terça-feira, dia 11, o município começará a imunização de novos públicos que incluirá as pessoas com Síndrome de Down (de 18 a 59 anos) mediante atestado padrão; os transplantados (de 18 a 59 anos), que deverão apresentar atestado médico; pessoas com deficiência permanente (de 55 a 59 anos), que deverão ser usuários do BPC – Benefício de Prestação Continuada com comprovação; e as gestantes ou puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), que devem ter entre 18 e 59 anos e possuir alguma comorbidade comprovada mediante apresentação de atestado padrão, disponível no site da Prefeitura, preenchido pelo médico da rede pública ou privada que acompanha a gestação. Para os moradores dos grupos mencionados acima, a vacinação estará disponível no salão da Fenossa, das 8h às 16h.

Cabe ressaltar que os pacientes em tratamento renal também estão contemplados nesta nova etapa, mas serão vacinados nas unidades em que fazem a hemodiálise, sendo as doses da vacina enviadas pela regional de saúde diretamente às unidades de terapia.

Na quarta-feira, dia 12, será iniciada a vacinação de pessoas com comorbidades, entre 55 e 59 anos. Neste caso, serão consideradas as doenças definidas pelo Ministério da Saúde e os moradores devem apresentar o atestado padrão, disponível no site da Prefeitura, devidamente preenchido pelo médico da rede pública ou privada que acompanha o paciente. As comorbidades integrantes estão discriminadas no formulário do site. Para este público, a aplicação das doses será realizada no salão da Fenossa e no drive-thru do Recinto do Folclore, das 8h às 16h.

A Saúde destaca que os pacientes atendidos na rede pública devem procurar seus respectivos médicos nas Unidades Básicas de Saúde para o preenchimento do formulário, uma vez que não serão fornecidos atestados na UPA e no Gripário. O formulário do atestado para pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas, está disponível no site da Prefeitura, www.olimpia.sp.gov.br, e pode ainda ser retirado impresso diretamente nas Unidades de Saúde.

Vale acrescentar também que, além dos documentos específicos de cada público, todos os moradores dos grupos prioritários devem levar um documento oficial com foto, CPF e o Cartão Cidadão Olimpiense ou comprovante de residência. Para a segunda dose, é necessário apresentar documento com foto e o cartão recebido na aplicação da primeira dose. Os postos de vacinação também continuam recebendo doação de alimentos por meio da campanha "Vacinação Solidária". Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (17) 3279-1400.

ACESSE O FORMULÁRIO DE ATESTADO: bit.ly/AtestadoComorbidades