01 JUL 2021
SAÚDE
Santa Casa amplia mais cinco leitos de UTI Covid com apoio da Prefeitura, Câmara e emenda do deputado Geninho
A união de esforços para o enfrentamento da Covid-19 mais uma vez tem feito a diferença em Olímpia. A Santa Casa de Misericórdia da cidade irá implantar mais cinco leitos de UTI para pacientes do SUS em tratamento no hospital.

A ampliação foi possível graças aos recursos viabilizados pela Câmara Municipal, de R$ 400 mil referentes à antecipação da devolução do duodécimo orçamentário da Casa de Leis ao Executivo, e mais R$ 250 mil de recursos próprios da Prefeitura, destinados por meio de suplementação da secretaria de Saúde.

O montante, anunciado no fim de maio, possibilitou a aquisição dos equipamentos necessários para a estruturação dos novos leitos, que acabaram de chegar ao hospital e estão sendo instalados para que entrem em funcionamento, a partir da próxima segunda-feira, dia 05 de julho.

No início da pandemia, a Santa Casa contava com apenas 2 leitos de UTI e 8 de enfermaria, sendo que, com os investimentos, o hospital ampliou sua capacidade para 20 leitos de UTI e 25 de enfermaria para tratamento da Covid, havendo um crescimento de 900% em leitos de UTI e em mais de 200% em enfermaria.

Assim que implantados, será solicitado o credenciamento dos leitos para recebimento de repasses do SUS, mas, para possibilitar a operação imediata, o funcionamento será custeado com recursos do município e também de uma emenda parlamentar do deputado federal, Geninho Zuliani.

No fim da tarde desta quarta-feira (30), o prefeito Fernando Cunha esteve na Santa Casa para verificar os equipamentos. “Nós viabilizamos junto à Câmara Municipal e à Prefeitura, o montante necessário para a compra dos equipamentos e a Santa Casa rapidamente deu andamento à aquisição. Os leitos já começam a ser montados e a equipe preparada para que, na semana que vem, tenhamos mais cinco UTI disponíveis. Passamos por um período crítico, com pacientes precisando de vagas e, com os recursos do município e o empenho do hospital, temos mais condições de garantir o atendimento. Temos os índices de Covid diminuindo nos últimos dias, a vacinação avançando, mas não podemos esperar. Quero agradecer a agilidade da Santa Casa e o apoio dos vereadores nesta ampliação, declarou o prefeito.

Confira mais informações no vídeo: https://fb.watch/6tr1YAVWmZ/