02 AGO 2021
TURISMO
Governo de SP disponibiliza cerca de 50 vagas para Olímpia em cursos de qualificação profissional gratuitos
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, disponibilizará 48 vagas para cursos de qualificação profissional neste mês de agosto. Os cursos são de curta duração e totalmente gratuitos.

Os cursos disponíveis são: Camareiro, com duas turmas, e Garçom/Garçonete, com uma turma, sendo que foram disponibilizadas, no total, 16 vagas para cada turma. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 06 de agosto, pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br.

Os novos cursos, que serão presenciais, atendem uma demanda do setor Hoteleiro da Estância Turística de Olímpia para a capacitação da mão de obra e foram viabilizados junto ao Governo do Estado de São Paulo, por intermédio do deputado federal olimpiense Geninho Zuliani. A carreta do Via Rápida ficará na Praça da Matriz de São João Batista.

O curso de Camareiro capacita o aluno para arrumar apartamentos, cumprir procedimentos para atendimento personalizado, abastecer e verificar o consumo do minibar, verificar móveis e instalações, registrar objetos esquecidos por hóspedes, entre outros, e terá carga horária de 80 horas/aula.

Já o curso de Garçom e Garçonete, que terá  carga horária de 80 horas/aula, tem o objetivo de capacitar o aluno para atender os clientes em um bar, café ou restaurante, anotar seus pedidos, servi-los, além de prepará-lo para atuar em eventos e festas.

Podem se inscrever para os cursos candidatos e candidatas que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliados no Estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. As aulas têm previsão de início para o dia 17 de agosto. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas.

Bolsa-auxílio
Os estudantes matriculados nos cursos de qualificação do programa Via Rápida poderão ainda receber uma bolsa única de R$ 210 para ajuda em suas despesas durante a realização do curso.

Para receber a bolsa-auxílio, além de ser desempregado e estar frequente no curso (após 10 dias de aulas), o estudante não pode estar recebendo seguro-desemprego ou outros auxílios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O pagamento será feito por meio de código bancário, que o estudante usará para sacar em caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Rede 24 horas. O recurso fica disponível por 30 dias após a comunicação oficial por e-mail de que o valor está disponível.

Sobre o Via Rápida
O Via Rápida oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e geração de renda. Os cursos são oferecidos de acordo com o mercado de trabalho de cada região em parceria com os municípios, por meio do Centro Paula Souza e Senac.