02 AGO 2021
Conferência de Assistência Social discute proteção social e atuação na pandemia
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou na última semana, a 12ª Conferência Nacional de Assistência Social, para a discussão de políticas públicas. O tema discutido foi "Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".

A conferência foi realizada de forma híbrida (presencial e online), na Casa da Cultura e contou com a presença do secretário de Assistência Social, João Magalhães, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rosana Sasso, membros dos conselhos municipais, moradores e servidores municipais.

Na abertura dos trabalhos, o secretário de Assistência Social, João Magalhães, falou sobre o desafio da conferência. “Gostaria que no dia de hoje, os cincos eixos que nós temos em pauta para que sejam desenvolvidos e trabalhados por toda nossa comunidade representativa, possam efetivamente fazer os registros necessários e nesses registros possamos pautar tudo aquilo que nossa comunidade necessita e precisa dos poderes constituídos para viabilizar soluções certamente tão evidentes no dia de hoje”, disse.

Durante o encontro, os presentes foram divididos em grupos para a discussão de ideias, soluções e propostas de cinco eixos, são eles: Eixo 1, “Os direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades”; o Eixo 2, “Financiamento e orçamento para a garantia dos direitos socioassistenciais”; o Eixo 3, “Controle Social”; o Eixo 4, “Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais” e o Eixo 5, “Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências”.