02 AGO 2021
SAÚDE
Vacinação cresce 109% e número de casos e óbitos por Covid reduzem 50% de junho para julho em Olímpia
Após o mês de junho com altas nos índices da Covid-19, em todo o Estado de São Paulo, o mês de julho apresentou uma significativa redução de 50% em média, no número de casos e óbitos em Olímpia.

Segundo o balanço do município, com base nos dados da secretaria de Saúde, junho registrou 1520 casos positivos, com uma média diária de 50,6 confirmações, além de 33 óbitos no decorrer do mês.

Já em julho, foram 634 casos positivos, que representam uma média de 20,45 confirmações por dia, além de 16 óbitos oficialmente notificados. Desta forma, comparando os dois meses, Olímpia apresentou uma queda de 58,28% no número de casos e de 51,51% de óbitos.

Considerando os dados acima mencionados, julho foi também o mês que registrou a menor quantidade de casos positivos desde o início deste ano. Até então, o quadro menos grave tinha ocorrido em abril com 684 casos. Com relação aos óbitos, o último mês só ficou atrás de fevereiro, que registrou 15 falecimentos oficiais por complicações da Covid.

No ápice da pandemia, o mês de março deste ano apresentou o quadro mais grave, com 1.535 casos e 43 óbitos confirmados no mês. Se comparado a julho, os dados apontam uma queda de 58,69% no número de casos e de 62,79% nos óbitos, entre o mês mais grave e o menos crítico de 2021.

Conforme o último boletim epidemiológico do município, divulgado nesta segunda-feira, dia 02 de agosto, Olímpia conta com 10.217 casos confirmados, dos quais 9.882 estão curados (96%), 266 vieram a óbito, 41 estão em recuperação e 28 estão internados em hospitais de Olímpia e região (19 em UTI e 9 em Enfermaria).

AGILIDADE NA VACINAÇÃO
A melhora no quadro da Covid está diretamente ligada ao avanço da vacinação, que foi adiantada nesses últimos dois meses, ampliando a quantidade de pessoas imunizadas, ao menos com a 1ª dose da vacina.

De acordo com os dados do Vacinômetro do Governo do Estado, de 1º de junho até 31 de julho, Olímpia saltou de 23.068 doses aplicadas para 48.215 aplicações, um aumento de 109%. O avanço é ainda maior considerando-se apenas a quantidade de 1ª dose, que passou de 14.988, no início de junho, para 34.025 até o fim de julho, um aumento de 127%.

Em relação ao esquema vacinal completo, o município contava com 8.080 doses aplicadas no começo de junho e agora registra 14.190 vacinas entre 2ª dose e dose única, o que corresponde a um crescimento de 75,61%.

Nesses últimos dois meses, a vacinação passou a contemplar a população por faixas etárias, que devem ser finalizadas, até os 18 anos, no mês de agosto.