01 OUT 2021
SAÚDE
Olímpia fecha setembro com menor número de casos de Covid desde maio do ano passado
Acompanhando o cenário de declínio do quadro epidemiológico da Covid em todo o país, Olímpia fechou o mês de setembro com o menor número de casos positivos em 16 meses. No total, o município contabilizou 86 confirmações, o que representa uma média diária de 2,86 casos.

O baixo índice não era registrado desde maio de 2020, quando a cidade teve 46 casos positivos, com uma média diária de 1,48. Com isso, os números de setembro representam uma queda de 94,3% em relação a março deste ano, marcado pelo pico da pandemia. Em comparação ao mês de agosto, a redução é de 68%.

Os óbitos também apontam significativa queda, com 4 mortes confirmadas. O comparativo demonstra diminuição de 90,7% em relação a março e de 63,7% no que se refere a agosto.

A queda dos casos influenciou na demanda de atendimento, possibilitando ainda a desativação do Gripário, que foi implantado exclusivamente para o enfrentamento da Covid. Nessa quinta-feira, dia 30 de setembro, o serviço especializado teve seu último dia de atividade, devendo, a partir de agora, os moradores procurarem a UPA 24 horas em caso de necessidade. O ato de encerramento foi acompanhado pelo prefeito Fernando Cunha e pela equipe de profissionais da Saúde.

COBERTURA VACINAL
A melhora nos índices é resultado direto da vacinação. De acordo com a atualização da plataforma VaciVida, do Governo do Estado, Olímpia já soma 81.832 doses aplicadas, sendo 45.760 de 1ª dose, 35.337 pessoas com esquema vacinal completo e 735 doses de reforço.

Desta forma, a cobertura vacinal do município representa 83% da população geral com 1ª dose e cerca de 98% da população adulta. Em relação aos olimpienses com esquema vacinal completo (2ª dose ou dose única), a quantidade aplicada implica em 83% dos moradores acima de 18 anos totalmente vacinados.