25 OUT 2021
Olímpia tem excelência em gestão fiscal no índice Firjan com destaque na região
Comprovando o desempenho positivo no gerenciamento dos recursos públicos, a Estância Turística de Olímpia alcançou, mais uma vez, nota de excelência em gestão fiscal. É o que revela o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, na última sexta-feira (22).

Segundo o levantamento, o município atingiu nota 0.8597, a maior desde o IFGF 2015. A análise, referente a 2020, apontou que somente 11,7% dos 5.239 municípios avaliados, que representam 94,4% da população brasileira, apresentaram nível de excelência, colocando Olímpia em situação de destaque entre as prefeituras de todo o país.

Isso porque, ainda de acordo com o relatório, 57,7% das cidades verificadas estão em gestão fiscal difícil ou crítica, o que significa que a administração dos recursos públicos ainda é um desafio para mais da metade dos municípios brasileiros.

O índice de Olímpia ocupa o 303º lugar no ranking nacional e 38º no Estado de São Paulo. Já na região, o desempenho local é o melhor entre as cidades do entorno de Barretos e o 6º, considerando a área de São José do Rio Preto. Outro ponto relevante é que a média de Olímpia ficou acima da do Brasil, do Estado e de mais de 20 capitais brasileiras.

A nota é composta por quatro fatores principais que impactam a gestão dos recursos como Autonomia, Gastos com Pessoal, Investimentos e Liquidez. No caso de Olímpia, Autonomia e Gastos com Pessoal obtiveram pontuação máxima (1.0), o que significa que o município se sustenta, gerando receita suficiente para financiar a estrutura administrativa e que a despesa com folha de pagamento dos servidores está abaixo da receita e respeita os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Nos outros dois indicadores, Investimentos e Liquidez, o município apresentou pontuação de Boa Gestão, demonstrando positiva capacidade de pagamento de débitos e despesas e satisfatório grau de investimentos em benefício da população.

No geral, de acordo com a análise apresentada no relatório, apesar das questões estruturais permanecerem, houve melhora nos índices em todo o país, sendo o IFGF de 2020 o maior da série histórica. Segundo a análise da Firjan, os fatores que tiveram grande influência para esse resultado são a maior distribuição de recursos fiscais para os entes subnacionais e a redução de obrigações financeiras no contexto da pandemia.

“Gerir os recursos públicos com eficiência sempre foi prioridade em nosso governo e o índice Firjan comprova este trabalho sério, responsável e transparente. A análise sempre considera o exercício anterior como ano-base e, com isso, é possível ver que tivemos Gestão de Excelência em todos os anos de nossa administração. A pandemia foi um desafio em todo o país, tornando 2020 um ano atípico no investimento de recursos, com grande parte alocada para as áreas de saúde e assistência e forte impacto nas atividades econômicas. Mesmo assim, nos superamos, nosso desempenho cresceu nos últimos anos e continuamos trabalhando com comprometimento para investir de maneira séria e proporcionar mais desenvolvimento para a cidade e qualidade de vida para nossa população”, avaliou o prefeito Fernando Cunha.