06 DEZ 2021
Cerimônia de bênção oficializa novo nome do bairro Romaria da Bela Vista

A Paróquia de São José, realizou no último sábado (04), cerimônia solene na comunidade rural da Bela Vista, oficializando a mudança de nome do bairro para “Romaria da Bela Vista”. A alteração foi um pedido dos próprios moradores do bairro, paroquianos, coordenadores da comunidade e demais fiéis, que foi atendido pelo prefeito Fernando Cunha e pelos vereadores.

A solicitação havia sido feita em outubro, quando o pároco Ivanaldo Mendonça, acompanhado de membros da comunidade, entregou um abaixo-assinado com 1.550 assinaturas, requisitando ao prefeito, o acréscimo de Romaria ao nome do bairro. Na ocasião, o chefe do Executivo se comprometeu a atender o pedido dos devotos e encaminhou um projeto de lei em regime de urgência para a Câmara, que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores

O bairro, que é reconhecido pelas romarias e a tradicional “Caminhada da Fé” em devoção a Nossa Senhora Aparecida, recebe, todos os anos, milhares de fiéis, que têm a santa como padroeira do povoado, desde a fundação do bairro rural.

A peregrinação completou 15 anos, em 2021, atraindo milhares de pessoas em louvor a Padroeira do Brasil, com demonstração de devoção, pagamento de promessas e agradecimentos as graças alcançadas. Em 2019, a Romaria reuniu 8 mil pessoas e foi consagrada uns dos maiores eventos de cunho religioso da microrregião.

“Graças aos nossos patrícios ancestrais, hoje nós celebramos o presente, agradecemos pelo passado e abraçamos o desafio de manter acesa não só a chama da fé, mas a manutenção e o vigor deste espaço que, em função do êxodo rural, praticamente foi se esvaziando de pessoas. Hoje, são poucas as famílias residentes, a maioria dos proprietários não residem no bairro, mas, há quinze anos, o Espírito Santo nos inspirou a olhar para este lugar, a dar início a uma caminhada que, no começo, contava com 180 pessoas e, agora, recebe cerca de 5 mil. Por isso, creio que, por obra de Deus, nós temos sido sensíveis àquilo que a igreja chama de devoção ou piedade popular. Nós somos agradecidos, por temos muitas pessoas que visitam este lugar. E agora, acrescentando a fé, a devoção, a Romaria,” disse padre Ivanaldo.

A solenidade de benção e descerramento da placa que nomina o bairro rural como Romaria da Bela Vista, contou com a presença do Prefeito Fernando Cunha, da secretária do Turismo e Cultura, Priscila Foresti, do chefe de gabinete Bruno Guzzo, do presidente da Câmara Municipal, José Roberto Pimenta, dos vereadores, Sargento Barrera, Edna Marques, Alessandra Bueno e Cristina Reale, além de representantes dos bairros e membros da paróquia de São José.

O prefeito Fernando Cunha, relembrou o primeiro ciclo pujante econômico de Olímpia, com as plantações de café e a população que morava no campo, os avanços econômicos em outros moldes, o crescimento do turismo religioso e a importância desta comunidade no pleito da cidade.

“Eu vejo que muitas comunidades rurais, e esta comunidade em especial, podem ser um ponto que terão uma atração diferenciada para o olimpiense e para os turistas, fortalecendo o turismo religioso, que essa comunidade pode preencher muito bem com este espaço. Já chegaram a reunir oito mil pessoas, que vêm aqui numa romaria, e isso vai crescer muito mais, atraindo outros que visitarão aqui todos os dias ou todas as semanas. Por isso, eu valorizo muito e reconheço essas 1.550 assinaturas, para dar o nome de bairro Romaria da Bela Vista. É uma escolha, um acesso de direção que esta comunidade faz aqui, muita conectada neste futuro que eu vislumbro para Olímpia”, conclui o prefeito.