17 DEZ 2021
TURISMO
Família do arquiteto Ruy Ohtake visita Coreto da Praça Rui Barbosa e recebe homenagem
A Estância Turística de Olímpia realizou, na tarde dessa quinta-feira (16), uma homenagem à família de Ruy Ohtake, arquiteto renomado, responsável pelo projeto do Coreto da Praça Rui Barbosa, que faleceu no fim do mês de novembro.

O profissional, considerado um dos maiores nomes da arquitetura e do design de móveis contemporâneo brasileiro, possui mais de 300 obras reconhecidas e espalhadas pelo Brasil e pelo mundo e deixou sua marca também em Olímpia.

Em agradecimento às contribuições urbanísticas e os relevantes serviços prestados ao município, a Prefeitura e a Câmara Municipal realizaram um ato de homenagem post mortem ao arquiteto, com entrega do Título de Cidadão Honorário de Olímpia.

A honraria, de propositura da vereadora Cristina Reale, havia sido aprovada em agosto deste ano pelos vereadores e foi entregue ao irmão e ao filho do homenageado, Ricardo e Rodrigo Ohtake, em breve cerimônia realizada no Coreto da Praça, com a presença da vereadora autora, do prefeito Fernando Cunha, do presidente da Câmara, José Roberto Pimenta (Zé Kokão), outros vereadores, secretários municipais, servidores e sociedade civil admiradora de Ruy Ohtake.

“Ele sempre será lembrado como um grande homem. Jamais será esquecido, pela sua trajetória pessoal e profissional, tanto em grandes projetos como em trabalhos sociais que realizou. Este título expressa o que ele fez para todo mundo, deixando seu legado. E Olímpia não podia ser diferente, expressando a sua gratidão. Eu tenho certeza que aonde ele estiver, ele estará recebendo toda essa gratidão que a comunidade olimpiense retrata através da entrega deste título. A nossa eterna gratidão a ele e a toda família Ohtake”, discursou Cristina Reale.

Para selar o ato, a família recebeu um adorno enfeitado de trançado estrela, artesanato típico da cidade, com terra do município, além da bandeira de Olímpia, para fortalecer os laços fraternos com a cidade.

Emocionado, o irmão do homenageado ressaltou a ligação do arquiteto com as obras da cidade e agradeceu o gesto. “Eu acho que o Ruy se sente muito orgulhoso de estar recebendo esta outorga na cidade de Olímpia. Ele sempre ficou muito contente, com o trabalho que o prefeito Fernando Cunha compartilhava com ele, de como seria feito o desenvolvimento da cidade. E ele sempre estava muito contente e satisfeito com essa proposta de dar uma importância muito grande à parte cultural desta cidade. Então, eu queria agradecer, não só ao prefeito, mas também aos membros da Câmara de Vereadores, desejando que as contribuições do Ruy possam ser muito bem aproveitadas”, disse Ricardo Ohtake, em nome da família.

O projeto do Coreto da Praça Rui Barbosa, assinado e doado por Ruy Ohtake, visa modernizar a área central da cidade para ser um espaço de visita e apresentações culturais e é mais um exemplo da expressividade e leveza característica das obras do arquiteto, eternizando o legado de Ruy Ohtake em Olímpia. A execução do Coreto conta com recursos estaduais que ultrapassam R$ 900 mil, provenientes de convênio do município com o Governo do Estado, por meio do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos.

Para o prefeito Fernando Cunha, o trabalho de Ruy Ohtake agrega ao desenvolvimento de Olímpia. “Nós aproveitamos para fazer essa singela homenagem e marcar a presença do Ruy aqui em Olímpia. A minha convivência com a família Ohtake já vem de algum tempo e o Ruy desenvolveu um conjunto de projetos para nossa cidade. O Coreto é o primeiro, uma obra que vai ficar para sempre em nossa cidade, a próxima é o CAT, que vai ser reformulado dentro das linhas que o Ruy projetou, e também aquele grande centro cultural que será construído na Avenida Benatti. Então o Ruy Ohtake vai continuar contribuindo com nossa cidade. Olímpia está mudando e todo mundo reconhece isso, sobre diversos aspectos e sobre o ponto de vista arquitetônico, nós estamos construindo aqui monumentos úteis e maravilhosos como referência no interior do Estado, do Brasil e para o mundo inteiro olhar. Por isso, é mais do que justa essa homenagem que a gente presta, pois Olímpia tem uma gratidão enorme pelo Ruy. Aqui ele vai ficar perpetuado para sempre”, destacou o prefeito.

RUY OHTAKE (1938-2021)