Ampliando o atendimento a moradores com sintomas gripais leves, a Unidade de Saúde “Dr. Francisco Figueiredo Filho”, do bairro São José, realizou plantão neste fim de semana.
Segundo balanço da secretaria de Saúde, foram registrados cerca de 200 atendimentos, entre sábado e domingo, dias 8 e 9 de janeiro, sendo que todos os pacientes foram testados.
A iniciativa do plantão, que funcionou das 7h às 17h, teve o objetivo de promover avaliação e orientação dos moradores com sintomas de gripes e resfriados, fora do horário convencional, a fim de não gerar maior acúmulo de pessoas na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, que deve ser procurada em casos mais urgentes e por pacientes com sintomas mais graves.
O atendimento ocorreu por meio da distribuição de senha para triagem, organizando o fluxo na unidade e reduzindo o tempo de espera. De acordo com a equipe, o plantão foi bem aceito pelos moradores e a demanda será avaliada durante a semana para que, em caso de necessidade, seja novamente realizado.
Desde a última semana, quando foi identificado um aumento na procura pela UPA de síndromes gripais, o município adotou a estratégia de liberar todas as UBS para atendimento sem agendamento. Com isso, os moradores podem procurar os locais, de segunda a sexta, das 7h às 17h.
O quadro de profissionais da UPA e o estoque de medicamentos também têm sido reforçados para garantir o atendimento. A Administração segue monitorando o quadro epidemiológico para tomar as providências de saúde necessárias.