13 JAN 2022
Olímpia promove campanha “Janeiro Roxo” de conscientização sobre a hanseníase

A Estância Turística de Olímpia realiza, durante todo este mês, a campanha “Janeiro Roxo”, destinada a conscientizar a população sobre o combate e a prevenção à hanseníase.

A ação é promovida nacionalmente, sendo que, no município, as Unidades de Saúde estão intensificando as orientações aos pacientes. De acordo com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a hanseníase é uma doença infecciosa que acomete pele e nervos, sendo sua forma de contágio por vias respiratórias e convívio prolongado. Como sintomas, apresenta manchas avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, com perda de sensibilidade ou dormência e queda de pelo.

Neste sábado, dia 15, a equipe de Saúde estará no Supermercado Iquegami, unidade do bairro Harmonia, para uma ação especial de panfletagem e divulgação de informações sobre a doença, das 09h às 16 horas, e na Praça da Matriz. No dia 29 de janeiro, último sábado do mês, a orientação será no Supermercado Proença.

O município oferece atendimento e medicamentos fornecidos pelo SUS para o tratamento da doença. Em caso de suspeita, surgimento de manchas e dormência, a orientação é procurar o atendimento médico da unidade mais próxima para avaliação e encaminhamento. A hanseníase tem cura e, por isso, deve ser diagnosticada e tratada precocemente.