14 MAR 2022
AGRICULTURA, COMÉRCIO E INDÚSTRIA
Estrada rural do Campo Alegre recebe melhorias do Programa Melhor Caminho
A Estrada Rural José Simões (OLP-361), no bairro Campo Alegre, está recebendo obras de melhorias de infraestrutura. Em um convênio assinado pelo prefeito Fernando Cunha com o Governo do Estado, Olímpia aderiu ao “Programa Melhor Caminho – Recuperação de Estradas Paulistas” e receberá repasse de recursos para a recuperação de 9,3 quilômetros da estrada.

No total, será investido mais de R$ 1,3 milhão em recursos estaduais para a execução das obras em Olímpia. A recuperação da via atende a uma antiga demanda de cerca de 200 famílias rurais que residem no local. O pedido também levou em consideração o grande fluxo de transporte diário, por onde há a saída de cana-de-açúcar destinada às usinas da região, gêneros alimentícios para abastecimento de mercados, feiras livres, entrepostos e merenda escolar e transporte de alunos das escolas municipais e estaduais do município.

No local, estão sendo executados o alargamento da estrada do eixo correto, compactação mecanização do solo, além de melhorias nas travessias de água fluviais. As obras tiveram início nesta semana e têm previsão para serem concluídas em três meses. Uma outra etapa futura deve contemplar mais um trecho de mais de 5 quilômetros de estrada rural.

O Programa Melhor Caminho foi criado para a elaboração de convênios entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e as Prefeituras Municipais. É dedicado à execução de obras em trechos de estradas rurais, para sua recuperação e conservação, buscando o desenvolvimento da zona rural, simplificando a vida do agricultor ao favorecer o escoamento da produção agropecuária, além de diminuir a erosão do solo e o assoreamento dos rios. Com o Programa, a trafegabilidade e a segurança nas estradas serão beneficiadas.

"Temos investido constantemente na manutenção e preservação das estradas rurais, no entanto, esse é um recurso que chega em boa hora para a comunidade do Campo Alegre, graças ao apoio do Itamar Borges, a quem agradecemos muito. A estrada ganhará diversas melhorias, como o alargamento da via e a proteção das margens, beneficiando o trânsito dos moradores e o escoamento da produção agrícola, valorizando assim o homem do campo”, ressaltou o prefeito Fernando Cunha.