30 MAR 2022
GABINETE
Prefeito Fernando Cunha destaca crescimento de Olímpia em seminário sobre turismo da Editora Globo
O desenvolvimento econômico da Estância Turística de Olímpia despontou mais uma vez no cenário estadual e até mesmo nacional. O crescimento do município, que é considerado um case de sucesso no mercado turístico, foi abordado pelo prefeito Fernando Cunha durante um painel do Seminário “Economia do Visitante”, organizado pela Editora Globo, com transmissão ao vivo pelos canais do jornal Valor Econômico, grandes e renomadas empresas da área de comunicação do país.

Reunindo importantes nomes de lideranças públicas, de empresas e entidades do setor de Turismo, o seminário foi realizado, nesta quarta-feira (30), na capital paulista, com foco na retomada das atividades para alavancar negócios e gerar boas oportunidades no Estado de São Paulo.

A representatividade e o desempenho positivo de Olímpia neste segmento motivaram o convite da Editora para a participação do prefeito Fernando Cunha, aliado ainda à gestão municipal na retomada pós-pandemia e pelo fato do município ter sido instituído o 1º Distrito Turístico do Estado de São Paulo.

O prefeito participou do painel “Oportunidades legais: estímulos ao ambiente de negócios”, ao lado do presidente da Wet’n Wild, Alain Baldacci, da diretora de pesquisa e área de promoção econômica do Barcelona City Council, Angels Santigosa (participação online), e do prefeito de Jundiaí, Luís Machado. A plenária foi mediada pelo jornalista e escritor, Pedro Dória, colunista da CBN, O Globo e Estadão.

Na ocasião, o prefeito foi convidado a discorrer sobre o potencial de aumento da capacidade hoteleira de Olímpia, as perspectivas para o setor e as estratégias para atrair novos investimentos. Sobre esses temas, o prefeito destacou a importância da iniciativa privada para a pujança da atividade turística, citou que o tripé que se baseia o crescimento local é pautado no entretenimento, hotelaria e meios de alimentação e reforçou que a cidade deve atender ao turista, mas também proporcionar o desenvolvimento para os moradores.

“Tivemos no último semestre, 1.500 apartamentos de hotelaria inaugurados e temos mais 1.500 lançados por dois grandes grupos para irmos em direção a 60 mil leitos de hospedagem. Então, a hotelaria evolui, está encaminhada em grande parte devido à propriedade compartilhada, que tem um potencial enorme e nós vamos atrás da oferta do entretenimento e aproveitamos para explorar o turismo regional. Nós temos 100 milhões de pessoas num raio de 500 quilômetros, sendo que 50 milhões fazem turismo, e isso é o nosso mercado. E aí a iniciativa privada, seguramente, vem atrás, do local que tenha mercado, que tenha rentabilidade, e que tenha segurança institucional e perspectiva futura para o seu trabalho, para sua atividade, para o seu investimento. Em Olímpia temos ainda uma condição que fixamos para manter o equilíbrio, que estabelece que qualquer novo resort a ser implantado deve aprovar na Prefeitura um plano de viabilidade econômica, social e turística, para que o setor e a cidade cresçam de maneira ordenada”, destacou Fernando.

“Pensando ainda na cidade, temos que trabalhar pela qualidade de vida da população. Porque nós vendemos a felicidade para o turista, mas o cidadão também tem que ser feliz, promovendo a evolução para todos. Para isso, oferecemos museus públicos, centros culturais, fortalecemos o folclore, que Olímpia é a Capital Nacional, proporcionando o enriquecimento cultural da cidade e a geração de emprego e renda, por meio de um conjunto de ações e de investimentos”, acrescentou o prefeito.

Os painéis ofereceram aos participantes discussões importantes sobre tendências e vetores econômicos de transformação do turismo em São Paulo, permitiram conhecer oportunidades de negócios para alavancar o setor e entender melhor como os distritos turísticos e cidades inteligentes incentivam o crescimento urbano.