10 MAI 2022
TURISMO
Olímpia registra mais de 80% de avaliações positivas de turistas segundo monitoramento de reputação do Governo do Estado
Comprovando a importância da Estância Turística de Olímpia como um forte destino do Estado de São Paulo, o município está entre as 10 cidades paulistas selecionadas pela secretaria estadual de Turismo e Viagens para serem monitoradas pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).

Trata-se de um painel online que acompanha a reputação das cidades com base nas postagens e interações de turistas e visitantes feitas no Google e TripAdvisor, monitoradas pela Reviewpro, ferramenta utilizada por destinos, atrativos privados e meios de hospedagem. O relatório foi divulgado nesta segunda-feira (09) pelo Portal do Governo.

Segundo o levantamento consolidado, no ano de 2022, 80,65% das avaliações e comentários sobre Olímpia são de reputação positiva, enquanto 11,57% são opiniões neutras e apenas 7,76% negativas. Vale acrescentar ainda que este é o melhor desempenho da cidade desde 2018, quando os dados começaram a ser analisados, mostrando a consolidação e crescimento do município para o turismo.

No panorama geral, os pontos de maior destaque de Olímpia, no período de 2018 a 2022, conforme apontado pelos usuários, estão a “Experiência” vivida no destino, a “Localização” e o “Entretenimento”. Ao todo, o painel conta com o monitoramento de nove atrações turísticas da cidade, entre elas, o Museu do Folclore com 100% de opinião positiva; o parque aquático Thermas dos Laranjais, com 85,97% de aprovação; a Praia do Mirante com 84,9%; o parque Hot Beach com 79,31% de satisfação; e a Igreja Matriz de São João Batista, com 71,42%.

O painel permite vários cruzamentos, como comparativo anual, percentuais de manifestações negativas, neutras e positivas, as opiniões e exemplos de mensagens dos visitantes sobre os pontos turísticos de maior destaque em cada cidade, totalizando 99 atrativos dos 10 municípios.

Além de Olímpia, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) acompanha Aparecida, Brotas, Campinas, Campos do Jordão, Eldorado, Ilhabela, Ribeirão Preto, Santos e a capital paulista. A escolha das cidades monitoradas cobre vários tipos de turismo como religioso, aventura e ecológico, praias, lazer, serra e negócios. O Painel de Monitoramento da Reputação Online dos Atrativos Turísticos pode ser acessado no link www.turismo.sp.gov.br/monitoramento-reputacao-online-dos-atrativos-turisticos.

“Temos vivido uma fase de crescimento da oferta dos atrativos e, por consequência, da visitação, o que se deve também em grande parte pela representatividade que a cidade ganha através da divulgação. Por isso, em um universo de 645 municípios paulistas, estarmos entre os 10 escolhidos para serem monitorados já é uma conquista a ser celebrada porque mostra a importância de nossa cidade como polo turístico. O resultado do monitoramento também é bastante satisfatório, com aprovação média de mais de 80% dos nossos visitantes. Vejo a iniciativa com bons olhos pois este painel servirá como um termômetro de análise dos principais fatores positivos e negativos que temos a trabalhar para tornar nossa cidade cada vez melhor”, avaliou o prefeito Fernando Cunha.