24 AGO 2022
MEIO AMBIENTE
Meio Ambiente de Olímpia evolui em mais de 60% e tem a terceira melhor colocação da história no Programa Município VerdeAzul
A Estância Turística de Olímpia recebeu nesta quarta-feira, dia 24, a certificação de município que se destaca pelos trabalhos na implementação de políticas públicas e ações sustentáveis pelo Programa Município VerdeAzul (PMVA). No ranking ambiental, a cidade ficou entre as 100 mais bem avaliadas do Estado.

No levantamento com base em dados de 2021, Olímpia atingiu a 86º colocação com 76,50 pontos, obtendo conceito “muito bom” nas diretrizes estabelecidas e melhorando sua pontuação em mais de 60%. No ano retrasado, a cidade obteve 47,35 pontos e conquistou apenas a posição de número 174. Essa é a terceira melhor pontuação da cidade no programa que existe desde 2011, não superando apenas os anos de 2016 e 2019.

Participam do PMVA 645 cidades que colocam em prática 85 tarefas, divididas em 10 diretrizes da agenda ambiental local. Os municípios são classificados nos trabalhos realizados quanto aos critérios de Município Sustentável, Conselho Ambiental, Esgoto Tratado, Uso de solo, Biodiversidade, Qualidade do ar, Estrutura e Educação Ambiental, Gestão das águas, Arborização Urbana e Resíduos Sólidos. Para incentivar a prática destas atividades, o Programa atribui notas de zero a 100 ao resultado das ações realizadas no município durante um ano.

Destas diretrizes, Olímpia obteve grande êxito como Município Sustentável (12º lugar), Conselho Ambiental (22º), Esgoto Tratado (25º), Uso do Solo (29º), Biodiversidade (43º), Qualidade do Ar (44º), Estrutura e Educação Ambiental (62º), Gestão das Águas (87º), Arborização Urbana (100º) e Resíduos Sólidos (103º).

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

"É muito gratificante observar os municípios se empenhando em adotar agendas mais sustentáveis e o Município VerdeAzul é a nossa forma de reconhecer o trabalho que essas cidades vêm fazendo ao longo dos últimos tempos, além de apoiar tecnicamente e compartilhar boas iniciativas" explica o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre.

Participaram da solenidade na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente em São Paulo, Fernando Chucre, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente; José Amaral Wagner Neto, secretário executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente; Patrícia Iglecias, presidente da CETESB; Eduardo Trani, subsecretário de Meio Ambiente; Cassiano Avila, subsecretário de Infraestrutura e Paulo Delgado, coordenador do Programa Município VerdeAzul. Representando Olímpia estiveram presentes as servidoras Jaqueline Marília Barbosa, interlocutora do Programa em Olímpia pela secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, e Luciana Macedônio, assessora de gabinete da secretaria municipal de Governo.