23 SET 2022
TURISMO
Olímpia recebe 1ª Expô Especializada das Águas com Cavalos da raça Mangalarga Marchador
Organizada pelo Núcleo Alta Mogiana dos criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (NUMAN), a 1ª Expô Especializada das Águas da Estância Turística de Olímpia será de 12 a 15 de outubro, para julgamento dos melhores animais da raça que participam de competições por todo Brasil. A cidade foi escolhida por ser considerada destaque nacional e em pleno desenvolvimento em diversos setores, inclusive nos grandes eventos.

Com entrada gratuita, os amantes de cavalos poderão visitar a Exposição no Recinto do Folclore e conhecer um pouco mais sobre a raça, os cuidados, as curiosidades da criação dos cavalos e admirar a beleza exuberante e imponente de um Mangalarga Marchador. O evento conta com o apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura.

No dia 12, a partir das 7h, os cavalos realizarão as entradas oficiais e serão preparados pelos seus apresentadores, para as provas de julgamento que acontecem nos dias 13, 14 e 15 de outubro com os árbitros José Renato Costa Caiado (andamento e marcha), Roberto Alves Ribas (morfologia) e Lincoln de Barros Teixeira (julgamento técnico). Animais de mais de 15 Haras que compõe o núcleo devem estar em Olímpia participando da exposição.

O núcleo fundado em 1993 e também conhecido como NUMAN realiza as exposições com a finalidade de fomentar a criação do cavalo Mangalarga Marchador que a cada ano ganha mais adeptos. São eles os responsáveis pelas exposições regionais, copas de marcha, dias de campo, cavalgadas, curso de capacitações, convênios com instituições para leilões, entre outros eventos no país. Pelo núcleo já saíram inúmeros campeões e campeãs nacionais de morfologia como também de marcha.

Com vagas limitadas, os criadores que quiserem expor seus animais, poderão realizar as inscrições diretamente com o NUMAN pelo telefone (16) 3665-1452. Os animais deverão apresentar os exames obrigatórios GTA, AIE, Mormo e atestado de vacinação. Toda população olimpiense e seus visitantes estão convidados a prestigiar o evento e conhecer os cavalos.