23 SET 2022
EDUCAÇÃO
Escolas municipais recebem espetáculo itinerante da Cia Truks sobre preservação do meio ambiente
Em passagem por cidades do interior de São Paulo, a Cia Truks esteve em duas escolas municipais da Estância Turística de Olímpia que receberam o espetáculo “Expedição Pacífico”, uma peça teatral que trabalha a poluição ambiental, voltada ao público infantil.

A apresentação foi realizada nessa quarta e quinta-feira, dias 21 e 22 de setembro, em oito sessões, nas escolas EMEB Joaquim Miguel dos Santos e Professor Maurício César Alves Pereira, definidas por meio de sorteio.

A peça trata a questão ambiental a partir de dois catadores de lixo capazes de construir a partir do plástico um mundo fantástico de diversão, bom humor e sonhos. Tendo como cenário a grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico, trabalham o tema com sutil alegoria de situações do cotidiano. À medida em que recolhem o lixo da grande cidade, o transformam em verdadeira poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas aventuras e brincadeiras.

Com mais de 30 anos de trajetória, a Cia Truks, do ator Henrique Sitchin, é referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, já tendo recebido diversos prêmios importantes do segmento cultural. Paralelamente, ministra cursos e oficinas sobre o teatro para crianças, técnicas de animação de bonecos, objetos e figuras, além de cursos sobre procedimentos dramatúrgicos.

O teatro conta com texto de Henrique Sitchin, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas; Direção: Henrique Sitchin; Elenco: Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Iluminação: Robson Emílio; Criação e Confecção de Cenografia e Formas Animadas: Dalmir Rogério Pereira, Gabriel Sitchin, José Valdir Albuquerque, Henrique Sitchin e Rogério Uchoas; Trilha Sonora e Iluminação: Henrique Sitchin; e Produção: Adryela Rodrigues.