A iluminação pública da Estância Turística de Olímpia tem recebido, ao longo dos últimos anos, diversos investimentos para melhorar a segurança, a qualidade e a eficiência energética do município.
As melhorias têm sido feitas em todas as regiões da cidade, sendo iniciadas por praças, avenidas e vias de grande fluxo e seguindo para os bairros com a troca da iluminação existente por LED.
Segundo levantamento da secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, desde 2018, mais de 2.500 luminárias de LED já foram instaladas. Agora, uma nova etapa entrou em andamento e beneficiará cerca de 20 bairros, com substituição de mais de 2.500 luminárias.
O primeiro local a receber as equipes está sendo o Alto Cote Gil, onde serão colocadas 90 luminárias de LED em todo o bairro. Na sequência, os trabalhos devem contemplar a região do Morada Verde e Harmonia. Essa nova licitação inclui ainda os bairros Cohab IV e CDHU III, São Francisco, Canterville, Jd. Miessa, Jd. Boa Esperança, Jardim Santa Ifigênia e Conjunto Hab. Paulo Furquim, Jardim Luiza e Cecap, Jardim Leonor, Jardim Blanco, Parolim e Manzoli, Quinta das Aroeiras, Distrito Industrial I, II e III, Quinta das Colinas, Vila Hípica e Jardim Universitário, Cisoto e São Domingos.
Ao todo, cerca de R$ 3 milhões serão investidos nesta etapa para a troca da iluminação desses endereços, com substituição completa das lâmpadas vapor de sódio por sistemas com tecnologia LED, cujos recursos são referentes à Operação de Crédito com a Desenvolve SP – Agência de Fomento do Estado de São Paulo.
NOVOS BAIRROS
Além dos trabalhos recém-iniciados, será aberta ainda, em breve, uma nova licitação para a próxima etapa da iluminação, que irá contemplar os bairros São José e Vila Mouco, Patrimônio São João Batista (Centro), Vila Nova e Laranjais, Viva Olímpia e Menina Moça, com a instalação de mais de 1,8 mil luminárias de LED.
As ações fazem parte do projeto do prefeito Fernando Cunha que visa substituir a iluminação de toda a cidade por LED. Entre os bairros já contemplados estão as Cohab I, II e III, além de praças e avenidas do Centro, Jardim Primavera, Botânico e Villa Lobos.