16 NOV 2022
MEIO AMBIENTE
Projeto “Tenda Itinerante” percorre bairros de Olímpia com serviços de meio ambiente e causa animal para a população
Com o objetivo de facilitar o acesso da população da Estância Turística de Olímpia a diversos serviços gratuitos relacionados à causa ambiental e de atendimento aos animais, a Prefeitura, por meio da secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, retoma, a partir deste mês de novembro, o projeto “Tenda Itinerante”, com visitas pelos bairros da cidade.

A atividade será realizada um sábado por mês, das 08h30 às 11h30, com uma tenda montada em um ponto estratégico dos bairros, onde o morador poderá receber a doação de mudas, visitar a feirinha de animais para adoção dos filhotes, além de realizar o cadastro para castração animal conforme os critérios, e obter informações de conscientização e educação ambiental.

A doação de mudas visa ampliar a cobertura vegetal arbórea, beneficiando a biodiversidade e promovendo a melhoria da qualidade ambiental e de vida no município em vários aspectos. Para isso, estarão disponíveis mudas cultivadas no Viveiro Municipal, como Pata de Vaca, Ipê de Jardim, Aroeira Pimenteira e árvores frutíferas como Cajá-manga Mirim, Pitanga, Mamão, Goiaba, Ameixa, Pinha e Graviola. A orientação é para que o morador apresente um comprovante de residência para a retirada, podendo ser até 3 mudas.

Ainda pensando no cuidado com o meio ambiente, a tenda funcionará como ponto de coleta de pilhas e baterias de celular, incentivando o descarte regular desses produtos, que jogados indiscriminadamente na natureza, causam diversos danos.

Com relação à causa animal, mesmo a cidade realizando constantes campanhas de adoção responsável, ainda existem muitos animais sendo abandonados todos os dias, que são resgatados e cuidados no Centro de Acolhimento Animal. Pensando nisso, o projeto levará para os bairros também cães e gatos disponíveis, para incentivar a adoção responsável. O morador interessado em adotar um animal de estimação passará por uma entrevista breve, devendo apresentar RG, CPF e comprovante de residência para assinatura do termo de responsabilidade. A tenda irá oferecer ainda cadastro para castração animal. Para ter acesso ao serviço, o morador além dos documentos e do comprovante de residência, deverá ter o número do NIS.

O primeiro bairro que receberá o Projeto “Tenda Itinerante” será o Conjunto Habitacional Hélio Cazarini (Cohab III), neste sábado, dia 19 de novembro, das 8h30 às 11h30, na praça onde ficam as escolas do bairro, entre a Avenida Nossa Senhora de Fátima e as Ruas, Minist. Dr. Rodovalho Marcondes Chaves e João Zampiere. O cronograma dos próximos bairros a receber a equipe será divulgado posteriormente.