11 NOV 2022
MEIO AMBIENTE
Centro de Acolhimento Animal completa 3 anos com atendimento e cuidado aos animais

Inaugurado no dia 13 de novembro de 2019, o Centro de Acolhimento Animal “São Francisco de Assis” da Estância Turística de Olímpia completa no próximo domingo (13), três anos de fundação, com cuidados e ações em benefício aos animais.

O equipamento, localizado na Estrada Municipal “Vitório Celso Cizotto” foi implantado com o objetivo de acolher animais abandonados ou vítimas de maus-tratos e condições de risco, visando ampliar e melhorar o atendimento à causa animal no município. Para celebrar a data, o local recebeu, na manhã desta sexta-feira (11), uma benção especial concedida pelo Frade Franciscano do Santuário Nossa Senhora Aparecida, Frei José Ricardo Terêncio.

Administrado nos primeiros anos pela Daemo e, hoje, sob coordenação da secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, o Centro de Acolhimento oferece gratuitamente os serviços de castração, orientação, assistência de urgência e emergência a animais em situação de risco e de rua, vítimas de maus-tratos ou abandono, doentes ou acidentados, além de incentivar a adoção responsável, zelando pelo conforto, recuperação e qualidade de vida dos animais.

Nestes três anos de ações, o Centro já realizou 2.471 castrações entre felinos e caninos e conseguiu mais de 500 lares no programa de adoção responsável, doando filhotes aos tutores e interessados cadastrados.

Com cuidados veterinários e equipe de profissionais capacitados, o Centro conta ainda com um ambulatório com salas para higienização, atendimento, curativos e anamnese, além de sala cirúrgica para pequenos procedimentos e de repouso para animais debilitados ou em tratamento. Em relação ao serviço gratuito de castração, o cadastro é destinado a animais cujos proprietários se enquadrem nos critérios de renda, sendo que os interessados devem procurar o setor de atendimento da secretaria de Administração, na Rua 9 de Julho, 1054 – Centro, para realização do protocolo de castração animal. O munícipe deve levar documentos pessoais, comprovante de residência e o número do NIS.

A estrutura do Centro de Acolhimento é composta por 36 baias com capacidade para abrigar até 100 animais. As baias têm áreas abertas e cobertas, com disponibilidade de sombra e ambiente para proteger os animais da chuva e do vento.

Recentemente, para melhorar o atendimento, principalmente de urgência, além do telefone fixo da sede, (17) 3279-4886, com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h, foi disponibilizado o número (17) 99766-6668 para ligações emergenciais, 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.