22 NOV 2022
Guardas municipais recebem capacitação para atuar no trânsito a partir de dezembro em Olímpia

Para auxiliar a Polícia Militar na segurança viária e garantir o respeito às normas e a boa conduta dos usuários nas vias, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, acaba de capacitar, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, os agentes da Guarda Civil Municipal que atuarão na fiscalização de trânsito a partir de 01 de dezembro.

Com o curso de Formação de Agentes de Trânsito, realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), os agentes da GCM receberam instruções com foco nas ações educativas e estão habilitados para atividades de fiscalização, operação e policiamento ostensivo de trânsito no âmbito municipal.

Entre os meses de outubro e novembro, todos os integrantes da GCM participaram da qualificação na modalidade EAD com carga horária de 200 horas/aula, certificando 48 agentes. Na sequência, três guardas foram selecionados e receberam também a capacitação avançada oferecida pela Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal, a UNIPRF, com EAD e mais 56 horas/aulas presenciais, junto a vários órgãos integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. Com isso, a partir do próximo mês, 12 agentes da corporação estarão, exclusivamente, a serviço do trânsito em Olímpia.

Vale destacar que a criação da GCM é um dos principais projetos da gestão municipal para reforço da segurança pública do município para atuar no patrulhamento local, garantindo a ordem, proteção e a conservação do patrimônio público em todos os bairros da cidade e nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu.

Com os trabalhos, a GCM de Olímpia já atuou em diversas ocorrências, em conjunto com a Polícia Militar, entre elas furto em residência, apreensão de entorpecentes, estupro de vulnerável e lesão corporal, passando agora também a cuidar do trânsito, que é mais uma ação para segurança da população.