29 NOV 2022
Saúde realiza “Dia D” do Dezembro Laranja para prevenção ao câncer de pele
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, realiza neste sábado, dia 03 de dezembro, o “Dia D” de combate ao câncer de pele. Por iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, todos os anos, ocorre a campanha ‘Dezembro Laranja’ com o intuito de promover exames dermatológicos preventivos, da qual Olímpia participa para oferecer aos moradores os cuidados e o diagnóstico precoce.

Com isso, a ação será realizada no Ambulatório de Referência e Especialidades (Postão), das 9h às 15h, totalmente gratuita, sem a necessidade de agendamento prévio. Neste ano, os atendimentos serão retomados de forma presencial, contando com uma equipe de médicos clínicos para triagem e médicos dermatologistas para o exame preventivo.

No mês de dezembro, com a chegada do verão e das altas temperaturas, os cuidados com a exposição ao sol devem ser redobrados. Os hábitos e cuidados devem ser tomados desde sempre para evitar danos no futuro, como o horário adequado de exposição ao sol, o uso do filtro solar e de acessórios de proteção da pele, hidratação do corpo, entre outros.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer da pele representa 33% dos tumores malignos diagnosticados no país em 2022, sendo que são registrados cerca de 185 mil novos casos da doença por ano.

Para realizar o exame, o munícipe deve levar o Cartão Cidadão ou documentos pessoais, RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, lembrando ainda que o uso de máscara é obrigatório nas dependências dos serviços de saúde. Todas as informações sobre a campanha e outras orientações sobre o câncer da pele podem ser acessados nos canais oficiais da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/.

"FIQUE SABENDO"
Aproveitando o movimento no Postão, a equipe do CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento realizará no sábado (03), o Dia "D" da campanha “Fique Sabendo”, destinada a orientar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na data, serão oferecidos testes rápidos para diagnóstico de HIV e Sífilis, além de instruções sobre prevenção, cuidados e informações sobre as ISTs.