13 DEZ 2022
PLANEJAMENTO E FINANÇAS
Servidores municipais de Olímpia terão 6,5% de reajuste nos salários e 10% nos benefícios a partir de janeiro
Os servidores públicos municipais da Administração Direta e Indireta da Estância Turística de Olímpia já terão seu reajuste anual garantido a partir de janeiro de 2023. Isso porque, antecipando o debate sobre o aumento para o próximo exercício, foram discutidos e aprovados os projetos de lei sobre a revisão salarial e os benefícios.

As propostas passaram por votação favorável e unânime dos vereadores na sessão dessa segunda-feira (12), aprovando 6,5% no reajuste sobre os vencimentos fixos mensais e passando de R$ 300 para R$ 330,00 o Auxílio Alimentação, o que representa um aumento de 10% no benefício.

A medida visa gratificar o servidor desde o início do ano, comprovando o planejamento da gestão e o compromisso e respeito com a categoria. Vale ressaltar ainda que os índices propostos foram definidos com base no equilíbrio fiscal com as contas públicas e a previsão orçamentária, repondo a inflação acumulada no período e proporcionando ainda um ganho real aos funcionários, uma vez que, o IPCA 2022 está em 5,8%, em média, de acordo com o relatório do Boletim Focus, do Banco Central.

O reajuste anual dos servidores é concedido todos os anos pela Administração, sempre buscando atender a categoria, dentro dos limites de gastos com pessoal exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O aumento contempla os servidores da Prefeitura, da Daemo, do Instituto de Previdência OlímpiaPrev e aposentados e pensionistas com paridade.

Além disso, cabe destacar também que a discussão e aprovação do projeto com antecedência permitem que o reajuste seja concedido já no vencimento de janeiro de 2023 e não só a partir de meados de março e abril, com pagamento retroativo, como costumava ocorrer em anos anteriores. As novas leis devem ser publicadas no Diário Oficial ainda nesta semana.

“Sempre tivemos muita responsabilidade com os cofres públicos, buscando, por outro lado, beneficiar os servidores que devem ter seu direito à revisão anual respeitado. Para este ano, com a inflação um pouco mais estável, após a crise econômica da pandemia, conseguimos planejar com antecedência e chegamos ao índice de 6,5% para os salários e 10% no auxílio, acima da inflação acumulada, que já serão concedidos no próximo mês, graças ao apoio dos vereadores, que aprovaram a proposta, valorizando nossos servidores efetivos que nos auxiliam no desenvolvimento de Olímpia”, destacou o prefeito Fernando Cunha.