15 DEZ 2022
SAÚDE
Saúde reforça aos pais o cadastro de crianças a partir de 06 meses para vacinação contra a Covid
Desde o último mês, Olímpia ampliou a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 06 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, que tenham comorbidades, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. No entanto, devido à baixa procura do público prioritário, a secretaria de Saúde está reforçando o cadastro para as crianças da faixa etária, sem comorbidades, cujos pais ou responsáveis tenham interesse na imunização.

A medida foi adotada tendo em vista o quantitativo limitado de doses enviado, sem previsão de nova remessa, para evitar perda de frascos e garantir, assim, que os imunizados completem o esquema vacinal indicado com três doses do imunizante Pfizer Baby, sendo o intervalo de quatro semanas da primeira para a segunda dose e de oito semanas para a terceira.

Desta forma, os interessados podem fazer o cadastro, preenchendo o formulário online disponível no site da Prefeitura, com acesso pelo link bit.ly/Vacina_COVID.

Os cadastros realizados anteriormente para a xepa já estão sendo contatados pela equipe da Saúde para agendar a vacinação e não haver a perda do imunizante, que está sendo aplicado exclusivamente na Unidade Básica de Saúde ‘Dr. Waldomiro Paiva Luz’, das Cohab I e II. Para os distritos, caso haja cadastro, a secretaria organizará a aplicação conforme demanda.

Vale ressaltar que a vacinação não é obrigatória, mas os pais ou responsáveis que optarem pela imunização devem apresentar o termo de autorização para vacinação de menores de idade, também disponível no site da Prefeitura ou na própria unidade. É necessário levar ainda o documento pessoal da criança. No caso das crianças com comorbidades, que são a prioridade, não é necessário cadastro e os pais devem levar o atestado padrão preenchido pelo médico.

DEMAIS PÚBLICOS
Olímpia segue também com a vacinação dos demais públicos autorizados. Para os adolescentes (12 anos a 17 anos) e adultos (18 anos ou mais), a vacinação ocorre em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta, das 8h às 15h. Crianças de 03 e 04 anos (Imunizadas com Coronavac) devem procurar a UBS do Campo Belo, Santa Ifigênia e São José, de segunda a sexta, das 8h às 15h.

Já para as crianças de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias, cuja recomendação é a aplicação da Pfizer Pediátrica, a Saúde informa que o município aguarda o envio do imunizante pelo Ministério da Saúde, que está em falta em diversos locais do país, para poder retomar a vacinação deste grupo.

Em caso de dúvidas, o morador pode entrar em contato com a secretaria de Saúde pelo telefone (17) 3279-1400, ou procurar a UBS mais próxima de sua residência.