05 JAN 2023
NOTÍCIA
IBGE lança canal “Disque Censo” para ampliar a coleta de dados com moradores sobre o crescimento populacional
Visando ampliar a cobertura de coleta de dados para o Censo 2022, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística criou um novo canal para chegar até os moradores e residências que não foram recenseadas. A intenção é contemplar o maior número de domicílios possíveis, tendo em vista que este é o levantamento mais completo e importante de todo o território nacional.

Desta forma, na Estância Turística de Olímpia, quem não foi contatado presencialmente pelos recenseadores poderá solicitar a visita de um representante da instituição via telefone por meio do "Disque Censo", assim exercendo sua cidadania e contribuindo para a melhoria do país.
Para participar, basta discar o número "137" e agendar a entrevista. A ligação é gratuita, e estará disponível até o final deste mês de janeiro. O horário de funcionamento do "Disque Censo" é de segunda a domingo, das 08h às 21h30.

Ao discar o número "137", o usuário deverá responder um questionário inicial. Um atendente do IBGE solicitará informações como telefone, e-mail, endereço e nome, assim confirmando se, realmente, o domicílio ainda não foi recenseado.

Após confirmar se nenhum morador do domicílio respondeu ao questionário do Censo, o representante do IBGE agendará uma visita. A entrevista só poderá ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio.

Para maior segurança dos moradores, é possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador. O QR Code do crachá do profissional também direciona para o site. Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas.

Segundo a prévia do Censo, divulgada pelo IBGE no fim de dezembro, Olímpia foi uma das poucas cidades da região que superou as expectativas do Instituto em relação à estimativa de 2021. A população estimada anteriormente em 55.477 habitantes, saltou para 56.037 moradores, de acordo com a pesquisa contabilizada até o dia 25 de dezembro de 2022, o que representa cerca de 600 moradores a mais. Comparado ao último Censo de 2010, a população fixa cresceu cerca 12%, representando mais de 6 mil novos moradores.

Consulte mais informações sobre o Disque Censo e participe: