30 JAN 2023
NOTÍCIA
Olímpia confirma parceria com a FUNDABOM para implantação do Museu do Bombeiro e sedia cerimônia de homenagens e entrega de medalhas

A Estância Turística de Olímpia recebeu, na última sexta-feira, 27 de janeiro, a confirmação da FUNDABOM – Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo sobre a parceria com o município para implantação do Museu do Corpo de Bombeiros.

O atrativo que está sendo pleiteado, há alguns anos, já teve até o acordo de cooperação para a instalação e gestão assinado, em 2019, entre o prefeito Fernando Cunha e o diretor-presidente da FUNDABOM, Coronel da Reserva PM Frank Itinoce, e, agora, caminha para concretização. O município será responsável pela área de instalação, enquanto a Fundação cuida de todas as tratativas necessárias junto ao Corpo de Bombeiros, além de disponibilização do acervo histórico, gestão do Museu e demais atividades envolvidas no funcionamento.

A implantação foi confirmada pelo próprio comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Coronel PM. Jefferson de Mello, que esteve na cidade e visitou as instalações do Corpo de Bombeiros de Olímpia e a área ao redor, que é a região mais antiga da cidade e tem passado por um grande processo de restauração e recuperação histórica. A intenção, inclusive, é que o Museu do Bombeiro fique em um espaço próximo desta área, tendo em vista a localização dos demais museus da cidade e sua ligação com o Corpo de Bombeiros local.

A visita também foi acompanhada pelo tenente-coronel Rodrigo Moreira Leal, comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, a qual Olímpia pertente, além de bombeiros da corporação, militares e outras autoridades locais.

ENTREGA DE MEDALHAS E CONDECORAÇÕES

Ainda na sexta-feira (27), a FUNDABOM realizou na cidade uma cerimônia de entrega de quatro importantes medalhas do conjunto de honrarias e Condecorações da Fundação com a cooperação da Guarda Civil Metropolitana de SP e da Sociedade Veteranos 32 da MMCD (Mártires do Movimento Constitucionalista). O evento contou com o intermédio do vereador Sargento Tarcísio Cândido de Aguiar, que também foi o autor das proposituras de homenagem.

As valorizações, “Grande Colar”, “Grã-Cruz”, “Grau Colar” e “Medalha” das condecorações “Heróis do Fogo”, foram entregues às autoridades, empresários, sociedade civil e militares, de Olímpia e do Estado de São Paulo presentes no evento realizado no Celebration Resort.

A solenidade contou com a presença do prefeito Fernando Cunha, do ex-ministro da República e atual deputado federal, Dr. Antônio Carlos Rodrigues, do comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de SP, Coronel PM. Jefferson de Mello, do prefeito da Estância Hidromineral de Amparo, Sr. Carlos Alberto Martins, do delegado diretor do Deinter 5, Dr. José Luiz Ramos Cavalcanti, do presidente da FUNDABOM, Coronel PM. Frank Itinoce, do comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana de SP, Inspetor Superintendente Agapito Marques, do presidente da ASPOMIL, Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves, do reitor da Universidade de São Caetano do Sul, Dr. Leandro Campi Prearo e outras autoridades militares locais e regionais.

Estiveram também em local de honra, os representantes dos 3 maiores grupos de turismo da cidade, o diretor e CEO do Grupo Hot Beach, Sr. Sérgio Ney Padilha, o diretor do GR Group, Sr. Rodolfo Rezende, o CEO do Grupo Natos, Rafael Almeida, além do presidente da Câmara Municipal de Olímpia, o vereador Sargento Barrera.

O Hino Nacional Brasileiro e a Canção da Polícia Militar foram executados pela Banda Regimental do Comando de Policiamento do Interior 5 de São José do Rio Preto, sob a Regência do Maestro e 1º Sargento Robson Vicente.

Além das quatro honrarias “Heróis do Fogo” entregues com o objetivo de galardoar militares e civis que tenham prestado relevantes serviços ao Estado e a toda população, foram também agraciados com as “Condecorações Audazes Bombeiros, Luz da Pátria” e as medalhas “Governador Pedro de Toledo” e “Colar Tenente Coronel Álvaro Martins”, diversos empresários, diretores e representantes de empreendimentos locais, lideranças da sociedade civil de serviços com relevância, imprensa e militares do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

Durante a cerimônia, também foram entregues pelas mãos do prefeito Fernando Cunha, os títulos de cidadãos ilustres da Estância Turística de Olímpia às maiores autoridades militares do Estado, presentes no ato.

Para o prefeito Fernando Cunha, a atitude é um gesto de fraternidade e reconhecimento com Olímpia e com personalidades importantes para o progresso da cidade. “Olímpia tem sua pujança e força econômica cada vez maior, graças ao emprenho e trabalho em conjunto do poder público com um empresariado dedicado a enfrentar desafios, e essas medalhas são uma atitude para estreitar laços e uma demonstração de reconhecimento do mérito de todos vocês que receberam. Nós tivemos a felicidade de ter o Corpo de Bombeiros como instrumento para a gente fazer essa homenagem e quero agradecer a corporação mais esse projeto do Museu. Nós temos aqui a pujança dos grandes empreendimentos, mas também a necessidade das atividades pós-parque para sermos uma cidade turística equipada e esse museu vem para premiar nossa cidade, nessa parceria com a FUNDABOM, a quem eu quero agradecer”, declarou o prefeito Fernando Cunha.